20/01/2011

Superação

Existem dois pontos importantes para superar uma crise existencial:
  • Saber reconhecê-la; e
  • Enfrentá-la.
Mas estamos sempre na busca do equilíbrio sentimental ou emocional. Temos que tomarmos cuidado com as armadilhas de se sentir incapaz.
Como nos lembra o psicanalista Cláudio Cesar Montoto: “O importante é entender que a crise existencial é a defesa do sujeito contra seu próprio desejo”. Somos os únicos responsáveis por nossas escolhas na vida.
Todos passamos por momentos de felicidade e angústia, pois estamos sempre procurando reviver os momentos felizes é neste momento que a angústia surge e quando não trabalhada por produzir a crise existencial.
A crise pode ser uma ótima forma de revisar alguns conceitos e apontar novos caminhos. O descontentamento pode ser uma forma de estímulo para muitas coisas, em especial rever ou consolidar valores.
Destaco que o ato de questionar (filosofar) faz parte da natureza do Ser Humano. Ocorre que o ato de questionar a vida pode trazer sentimentos ingratos e que põe dúvidas pertinentes que nos fazem parar e prestar atenção na razão de vivermos.
Fonte: artigo publicado na revista Vida Simples de Fevereiro.
Por tudo isso é que sou um praticante do enfrentamento, primeiro do Ego, depois dos relacionamentos. Estou sempre a pensar e agir. E no decorrer da minha caminhada (A Vida), vou deixando e ganhando marcas que contam a minha história e os meus valores.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário