22/01/2011

O ovo que anda


A perseverança tranquila, ou paciência, é uma qualidade da paz, que demonstra a sabedoria daquele que sabe esperar. Cada coisa tem seu tempo certo para amadurecer: um nené nasce depois de 9 meses, o cavalo com 12, o elefante após 24, o pintinho...
Necessário é ter paciência para esperar e assim as coisas excepcionais da vida irão aparecer diante de nossos olhos. A fé e a paciência estão intimamente ligadas ao fato de que alguma coisa se modificará. Até no nosso cotidiano damos provas de fé sem termos consciência disso: ao sair pela manhã para o trabalhos temos fé de que vamos voltar. A mulher que vai ao mercado para comprar as provisões de um mês inteiro, faz isso porque tem fé de que tanto ela como sua família viverão para poder consumir todas as compras feitas.
Os jovens são parecidos com o ovo que precisa ficar sendo chocado. O pintinho, quando sair da casca, com toda fé acreditamos que será o homem maduro de amanhã.
Em futuro próximo vocês serão homens - quem tem fé e paciência e acredita nisso? Por quem vocês serão ajudados nesse desenvolvimento? Para que um dia vocês possam caminhar com independência, existem hoje seus pais e professores, que educam vocês. A paz está fundamentada na fé e na paciência. Dizer "homem" é o mesmo que dizer "fé".
O pintinho não nasce de repente, vai se formando devagarinho e não deixará a casca antes de atingir a maturidade. E assim, da paz existente no espaço líquido do ovo materno, chegará a hora de ver a claridade terrena e enfrentar, a partir desse momento, as alegrias e problemas que são os traços dela.
Dessa mesma forma irá ocorrer conosco: durante o período de incubação que corresponde ao tempo escolar, aprendemos os valores que construirão a base do nosso futuro, ao mesmo tempo que adquirimos os conhecimentos para enfrentar as situações difíceis ou não, que aparecerem durante a nossa vida madura.
Lembre-se: A PERSEVERANÇA TRANQUILA É A VIRTUDE DOS FORTES.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário