03/01/2011

O mal que habita em mim

Este é o título da música do Camisa de Vênus, do qual destaco o seguinte trecho:

Nas vezes que ele quer me confundir
Sorri e pede licença para sair
Parece que finalmente vai sumir
Mas é quando eu mais devo me prevenir
Desse mal que habita em mim.

O texto me fez lembrar um artigo publicado na Folha de São Paulo, em 2003, escrito por Contardo Calligaris intitulado Os loucos, os delinqüentes e a arrogância da razão. Faço referência ao seguinte trecho: “O mal, em suma, é uma anomalia que entendemos e que, portanto, saberemos corrigir. [...] A prisão toma conta, hoje, dos sujeitos que não soubemos disciplinar nem à força de drogas nem à força de palavras e gestos de inclusão. [...] Pois há formas de loucura que a razão não pode conter. E há formas de ódio que a razão não pode reeducar.”.
Encontramos o seu contraponto no artigo Adolescência e punição, de Paula Bajer Fernandes Martins da Costa.
Como você lida com o mal que habita em você? E quando ele sai de quem é a responsabilidade?
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário