18/01/2011

Poder, Dever e Querer

As pessoas sempre estão a busca de respostas, mas existe uma pergunta freqüente o que é o Livre Arbítrio, recomendo a leitura do texto de Léon Denis sobre o tema.
Muitas vezes temos que enfrentar situações em que não sabemos como agir, já que envolvem valores que entram em conflito. Há coisas que podemos fazer – basta ter a competência, mas que não significa que devemos fazer.
Quando levamos em conta os valores morais querer nem sempre é poder. Nem tudo o que podemos devemos fazer. Às vezes, o que devemos não podemos. Na prática, ocorre uma disputa entre esses dois verbos. E há uma disputa ética entre ambos. Um dilema moral nos coloca diante de uma decisão existencial. Mas a escolha não estaria relacionada com a necessidade do momento?
Existe um terceiro componente por trás da nossa capacidade de decisão: o querer (arbítrio). É este que dá a palavra final. A construção de nossa vida depende da relação harmônica entre o poder e o dever.
Fonte: artigo de Eugenio Mussak intitulado Dilemas morais, publicado na revista Vida Simples.

O seu destino está em suas mãos, ou melhor, no seu livre arbítrio. Você pode e deve tudo, mas seus atos sempre terão conseqüências, por isso dedique-se ao exercício do seu arbítrio. Isto você pode e deve fazer!
Lembre-se vivemos em um mundo de energias, cada ação produz uma reação.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário