14/01/2011

Psicologia Social

Devo lembrar que a Psicologia é a ciência que estuda o comportamento, principalmente, do ser humano.
Já a Psicologia Social é estudar o comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socialmente.
Tudo passa pelas emoções que são as respostas das pessoas as situações da vida.
Encontramos na história da convivência em grupo a que o indivíduo aquilo que reforça ou puni os comportamentos. Por isso é muito difícil encontrar comportamentos humanos que não envolvam componentes sociais. É nesta área que atua a Psicologia Social estudando a relação essencial entre o indivíduo e a sociedade, para conhecer como ele se insere neste processo histórico.
O ser humano ao nascer necessita de outras pessoas para a sua sobrevivência, sendo que sua vida será caracterizada por participações em grupos.
A sociedade tem normas ou regras que institucionalizam aqueles comportamentos que historicamente vêm garantindo a manutenção dos grupos sociais. Isto gera expectativas de comportamentos mais ou menos definidos e quanto mais a relação social for fundamental para a manutenção do grupo e da sociedade, mas precisas e rígidas são as normas.
Destaco que viver em grupos permite o conforto entre as pessoas e cada um vai construindo o seu “eu” neste processo de interação, através de constatações de diferenças e semelhanças entre “nós” e os outros. É neste processo que desenvolvemos a individualidade, a nossa identidade social (características peculiares que foram sendo apreendidas nas relações grupais), e a consciência de si mesmo.
Apenas quando formos capazes de encontrar as razões históricas da nossa sociedade e do nosso grupo social que explicam por que agimos hoje da forma como o fazemos é que estaremos desenvolvendo a consciência de nós mesmos.
Tudo isso ocorre para a preservação social do ser humano e dos grupos.
Fonte: O que é psicologia social, de Silvia T. Maurer Lane, coleção primeiros passos.

Iremos continuar esta história...
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário