15/01/2011

A árvore da paz

Paz é a manifestação de equilíbrio interno conquistado.
Se você quer observar se uma pessoa é pacífica, basta ver se ela é calma, tranquila com aquilo que possui, compreende onde estão seus limites, os dos outros, tem concentração, é correta com suas coisas, paciente e sabe tomar consciência dos fatos, das situações e concluir tudo corretamente.
Mas, finalmente, o que quer dizer "paz"? Será simplesmente a ausência de guerra entre povos e nações? E vocês confiam que provavelmente a paz dependa de um tratado internacional assinado ou de algum pacto de não agressão? O pacto de não agressão assinado entre a União Soviética e a Alemanha nazista pouco antes da última guerra mundial foi um gesto de falsidade incomum. Ou seja, a guerra continuaria a ser preparada, mas com a condição de "nós" não estarmos envolvidos nela. A consequência foi a invasão de toda a Europa! As guerras que existem em qualquer parte do mundo nos contagiam a todos, pelo menos na tentativa de encontrarmos uma saída para que elas parem.
Quer dizer: os tratados de paz não nos asseguram a paz! Precisamos praticar os valores humanos que existem em nós porque a paz é consequência de um estado de equilíbrio interno. Nosso país vive em paz com suas nações vizinhas, porém existe realmente paz em nossa nação?
As pessoas que estão em paz consigo mesmas, continuariam assim, mesmo que houvesse a guerra. Quanto mais pessoas tiverem conquistado a paz interior, mais os frutos dessa árvore irão se espalhar sobre as nações. Para construir a árvore da paz, será necessário eliminar nossas inclinações negativas e os não-valores.
Quando as pessoas tiverem tomado consciência dos seus valores pessoais e procurarem provar unidade entre pensamentos, palavras e ações, então sim, ela crescerá robusta e vigorosa. A verdadeira paz é descoberta partindo das pessoas para se chegar às massas e não o contrário.
Lembre-se: A MAIS ALTA EXPRESSÃO DE PODER É A CALMA.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário