07/01/2011

Expressões: tatuagem

Para existir um símbolo “perfeito” precisa ser compreendido e percebido pelos outros exatamente como pretende o indivíduo que o utilizou.
Uma das expressões simbólica do ser humana é a tatuagem. Como lembra o tatuador Ulysses Oliveira: “O desenho em si não precisa ter uma identidade lógica, o que vale é o trabalho do tatuador”.
Será que é assim mesmo?
Normalmente, as pessoas buscam tatuar imagens que tem um significado para elas, sendo que elas podem estar espalhas pelo corpo ou ser o próprio corpo, como na figura acima.
A tatuagem está sempre ligada a uma história cultural, seja tradição ou registro. Mas no mundo moderno a tatuagem deixou os guetos e cada vez mais ganha adeptos e visibilidade, aquela história de preconceito e associação com à marginalidade, ganha tons de arte e cada vez mais conquistas a todos. Será?
Inclusive para alguns utiliza-se a tatuagem como forma de marcar um compromisso ligado a um relacionamento, não só entre companheiros, mas entre familiares ou grupos (tribos ou gangues). Pode ser até uma expressão poética.
Iremos ainda conversar sobre os cuidados para não se arrepender. Em postagem futura, até lá!
Lembro que tudo passa pela intenção do Ser Humano, mas nem todos conseguem expressar o que desejam verdadeiramente, então: "Olha aí meu bem. Prudência e dinheiro no bolso, canja de galinha, não faz mal a ninguém..." (Engenho de Dentro, Jorge Ben Jor)
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário