23/11/2010

Tensão Dinâmica

Meu Pai sempre contava a história do Charles Atlas e do método desenvolvido por ele, inclusive ele vez uso do método. Mas para mim esta situação é especial, pois demonstra a importância da credibilidade das pessoas que nos educam.
No momento em que lia a matéria vinha a minha mente todas as histórias contadas por meu pai, que fez uso do método que funcionou muito bem; aí lembre de meu filho que está na caminhada da descoberta e vem buscando através de exercícios em academia conquistar uma corpo “mais definido”.
Mas vamos a um pouco da história...
A tensão dinâmica surgiu da observação dos animais que ao se movimentar pressionavam um músculo sobre o outro, aumentando o tônus muscular e se isso acontecia com os bichos, poderia ser igual com um ser humano.
Este foi um método criado por Angelo Siciliano, mais conhecido com Charles Atlas, trata-se de um curso por correspondência que ensinava fracotes a serem musculosos, ele disseminou o culto ao corpo e à saúde.
Podemos encontrar em diversas músicas referencias a situações criadas pelo métodos de divulgação de Charles Atlas, em especial encontramos na música We Are The Champions uma passagem da história dele, se desejar ouça a música abaixo.


No final da matéria encontramos um alerta: “A diferença é que o hedonismo atual também se vale de algumas “pílulas mágicas” – os esteróides e os anabolizantes – que em nada se assemelham à idéia da conquista do corpo perfeito apenas com hábitos saudáveis.”.
Fonte: matéria publicada na revista Vida Simples de Dezembro.

Grato por este agora e um bom caminho!

Um comentário:

  1. olá
    sou o professor Igal Flint,praticante desde 75 e instrutor desde 83 desse método (tensão dinamica)
    esse método não foi criado por charles atlas.não sei de onde as pessoas tiram isso.ele mesmo aprendeu com Earlie Liedermann que por sua vez aprendeu com um outro americano.
    com relação ao fato de vir dos animais, isso é totalmente errado pois animais não fazem movimentos de força contra força;eles fazem sim estiramentos que proporcionam uma força estática isométrica e em todos esses exercicios de auto resistencia emos sempre um lado agindo em moimento contra um outro.
    qual é o animal que "pega" em um antebraço com uma "mão" e faz 30 repetições seguidas?pois é.
    o método foi amplamante usado para treinar o povo de Esparta e começou a ser utilizado em 1000 a.C.
    Se alguém quiser saber mais pode acessar meu blog igal2.blog.uol.com.br
    obrigado

    ResponderExcluir