13/11/2010

Enquanto durmo, quem trabalha por mim?

A unidade social deve ser vista pela interligação de todas as partes.
Como seria possível cumprir nosso dever de dia se não existissem os que cumprem o seu durante a noite? O dever da polícia é nos proteger dos ladrões; se ela não cumpri-lo, como poderemos ter paz em nosso sono?
Quer dizer que a sociedade está organizada de forma que possa dar ordem e paz à vida dos seus membros.
Como devo demonstrar minha gratidão para com ela?
Para oferecer mais tarde o que tenho de melhor, devo enquanto estudante utilizar bem o tempo que me foi dado para aprender a discernir e engrandecer as melhores qualidades que possuo.
O correto a fazer é isto. Há, no entanto, os que julgam que uma vez que contribuo com meus impostos, nada mais devo a ela.
É certo pensar assim? Caso o padeiro se negue a fazer o pão, nós teríamos pela manhã o pãozinho macio e quente? Nem todo o dinheiro do mundo poderia obrigar o padeiro a fazer o pão se ele não quisesse preparar a massa e pô-la no forno. Porque o dinheiro não é suficiente para medir o valor do trabalho de alguém!
Nosso débito para com o padeiro não é financeiro, mas de gratidão. Estamos todos interligados, os que trabalham de noite ou de dia, nenhum pode prescindir o outro, porque todos somos uma unidade social.
Agora somos alunos e no futuro teremos de seguir uma profissão. Amanhã, quando estivermos contribuindo para o progresso social, estaremos pagando nosso débito com ela, assim como quando cumpríamos nosso dever como estudantes.
Todas as profissões são dignas, nenhuma é desprezível e outras especialmente elevadas. Há uma importância social em todas as profissões que é indispensável para manter o seu equilíbrio e bom funcionamento.
Com relação aos médicos nós morreríamos sem eles e o mesmo com os lixeiros, porque a ausência deles nos levaria a viver no meio da imundice.
Lembre-se: TODOS SOMOS INTERLIGADOS NINGUÉM É INDEPENDENTE.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h00 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523 ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário