26/11/2010

A questão

Nesta terça-feira (23/11), pude apreciar a palestra da professora Daniela Antonio Rosa sobre uma “Visão geral do Dia da Consciência Negra”.
Citando Martin Luther King ela disse: “A Lei foi criada não para que você me ame, mas sim para que me respeite, se isso estiver acontecendo, já é um grande avanço e um reconhecimento do papel do negro na sociedade”.
Em suas reflexões Daniela fez referência a quadro “A redenção de cã”, de Modesto Brocos (1895), e sobre a publicação Racismo Cordial da Folha de São Paulo.


Acredite um dia Louis Agassiz afirmou que "Aqueles que põem em dúvida os efeitos perniciosos da mistura de raças e são levados, por falsa filantropia, a romper todas as barreiras colocadas entre elas deveriam vir ao Brasil. Não poderá negar a deterioração decorrente da amálgama das raças mais geral aqui do que em qualquer outro país do mundo, e que vai apagando rapidamente as melhores qualidades do branco, do negro e do índio deixando um tipo indefinido, híbrido, deficiente em energia física e mental".
Mas como a palestrante destacou “até transformar o que lhe atormenta em mudança vai um tempo”. Estamos no mundo para modificar paradigmas, nada é absoluto, quanto mais a raça.
Como você lida com o seu Racismo?
Se desejar tenha mais informações sobre a palestra acessando o Blog do CMDM Valinhos ou o site da Câmara Municipal.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário