10/07/2010

A casca de banana

A reação diante do perigo, mesmo que seja banal como uma casca de banana no chão, nos leva a ter uma reação: Qual é a correta? Vamos através da ilustração acima, aprender onde está a ação correta dos diversos comportamentos.
Veremos que mesmo quando não fazemos nada não estaremos sendo corretos porque estamos nos abstendo de agir.
Porque a vida sempre nos coloca escolhas e devemos aprender a fazer isso corretamente
O valor anterior - a verdade - nos ensinou os princípios sobre os quais está baseado a nossa vida e os instrumentos que temos à nossa disposição para essa vivência.
Construímos uma espécie de “código” que nos ajude a percorrer o caminho sem obstáculos intransponíveis, desde que ele seja seguido.
O valor de ação correta, portanto, se refere a colocar em prática os princípios da verdade. Compreendemos também que os dois instrumentos básicos que nos acompanham ao longo de toda essa caminhada são a mente e o coração.
A mente aonde estão sediados os pensamentos, sofre da incapacidade de ver a verdade e ela é capaz de mentir. O coração aonde está a morada da consciência, que sempre diz a verdade, e pra onde o ser humano deve sempre caminha se quer cumprir a ação correta. É a consciência o nosso vigia que fiscaliza todas as vezes que esse código sofrer infrações.
Esse exemplo simples da casa da banana permite esclarecer este assunto. O garoto do primeiro quadrinho, vê, observa a mas passa sem fazer nada. Não lhe interessa se a casca de banana pode ser perigosa para os outros e para si mesmo. Então ele não tem consciência? Não! Ele está somente usando a sua mente que lhe diz: já que você não escorregou nela, é o suficiente. Que importa os outros?. Esse garoto está totalmente surdo à sua consciência.
O segundo garoto assobia. Vi a casca de banana e como a consciência já lhe deu o aviso, assobia forte para que não possa ouvi-la?
Já o terceiro garoto sabe que ali há perigo, mas não quer suar as mãos e se diz: "São os lixeiros que devem limpar, eles são pagos para isso!", mesmo assim resolver fazer alguma coisa e então chama um outro garoto para recolher a casca de banana. Quantos não existem que possam para os outros os próprios deveres?
E finalmente é o quarto garoto que executa a ação correta, seguindo a voz da própria consciência. Quando perguntamos: "Qual o garoto que agir bem?", um nos respondeu: "Aquele que está sorrindo”. De fato, todo aquele que sabe que agiu corretamente sorri porque cumpriu seu dever e sua consciência está tranqüila.
Lembre-se: COLOCAR EM PRÁTICA UMA IDÉIA SIMPLES.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir da 8h00 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523 ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!

Um comentário: