29/07/2010

Uma verdade

“Somos todos uma verdadeira integração corpo, mente, espírito e ambiente”, nos lembra Maria Rosa quando aborda a Psicossomática, ou seja, somos um todo.
Destaca, ainda, que a tendência é a integração de saberes, que deveria ser mais bem estudada e deve ser repensada.
Já a interdisciplinaridade é considerada hoje, pelos estudiosos da área, uma evolução no campo da saúde. Na prática este princípio começa pelo conceito de eu. Afinal, somos uma série de sistemas que se compõem como intersistemas.
Nos lembra, ainda, que "resiliência, do ponto de vista das ciências humanas, é a capacidade para enfrentar e superar as adversidades da vida e sair fortalecido desta experiência. É um potencial humano universal, presente em indivíduos de todas as culturas e em todas as épocas e é parte do processo evolutivo do desenvolvimento, podendo ser promovida desde o nascimento. Alguns indivíduos têm tal capacidade mais desenvolvida, talvez por terem tido a oportunidade de experimentar enfrentamentos de adversidades exitosos desde o início da vida, o que lhes deu mais confiança em suas competências, ou talvez por terem tido uma forma de criação em que foram vistos e reafirmados como pessoas de valor. Assim, a superproteção é o que menos favorece o desenvolvimento desta capacidade." (Ceres de Araújo).
A prevenção a doenças pode ser feita primeiro pela retirada do preconceito quanto à emoção. O indivíduo ainda comete o erro de resistir a ela. O equilíbrio, no entanto, vem de sabermos contrapor o lado racional ao afetivo, conhecer o que nos afeta e de que modo, sabermos regular este processo de bem e mal e sermos menos influenciados pela defesa emocional do outro. Deixar de nos considerar como vítimas e perceber que adoecer não é culpa nem punição, mas é nosso pior mecanismo de defesa, algo porém que faz parte do processo de vida: saúde/doença. Enfim, aprender a sentir corpo/mente deveria ser uma disciplina escolar, afinal, conhecendo-nos melhor não precisaríamos nos enlutar tanto.
Fonte: Entrevista de Maria Rosa Spinelli à revista Psique.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário