31/07/2010

As plantas e as flores

Assim como as plantas sabem escolher dentro da terra o que ela oferece para sobreviver e se nutrirem, assim também nós para crescermos e sermos fortes devemos saber diferenciar e saber escolher entre as coisas boas e as más.
Essa é uma necessidade e um dever que temos para conosco mesmo e pelos outros.
As plantas trabalham de acordo com a natureza e o ser humano deve também fazer o mesmo uma vez que ele é dotado de inteligência e da faculdade de saber diferenciar. Elas se servem do instinto de suas inteligências para escolher entre os 26 elementos básicos para o seu desenvolvimento, sabendo evitar os outros 79 elementos que existem no solo.
Temos de saber escolher entre aquilo que nos pode ou não causar danos e, assim, saber diferenciar os alimentos certos para os nossos sentidos e a nossa mente, para que o nosso desenvolvimento não se retarde.
Por exemplo: será que nós sabemos escolher a quantidade e a qualidade certa de alimentos para nosso estômago?
Mas, por sorte, temos um amigo: é o nosso fígado que nos diz que devemos estar atentos e aconselha que nos contenhamos. A língua está dotada de duas funções: a de saborear e a de falar.
No primeiro caso vimos que existem aliados que, se forem bem ouvidos, nos preservarão das doenças. No segundo caso, o único é a nossa inteligência. Ara a língua qual é o melhor alimento? São palavras doces, fraternas, reconfortantes, as conversas interessantes, elevadas etc.
Devemos, no entanto, escolher o que pode contribuir para o nosso desenvolvimento interior e o que o bloqueia.
Para os ouvidos qual é o melhor alimento? Naturalmente serão os sons que chegam do exterior. E nesse caso, devemos também escolher entre conversas elevadas, bons conselhos e os mexericos, as bobagens inconvenientes, as estórias de experiências inúteis e prejudiciais etc.
E qual o alimento para os olhos? Eles também devem saber escolher entre espetáculos, jornais, revistas, livros etc, que sirvam para o seu desenvolvimento interior e descartar o resto que não serve ara nada e por ser nocivo.
E será desta forma que faremos crescer em nós nossa verdadeira personalidade. Alguns dizem que você também devem ver o mal, porque assim poderão reconhecê-lo.
Durante o período escolar os jovens deveriam ver sempre as coisas boas, se tornarem fortes, para que depois, ao terminarem os estudos, quando entrarem na sociedade, tenham condições para enfrentar o mal.
Acontece que o mal não vem de fora, ele está dentro de nós se for nutrido com experiência negativas, estaremos sempre a aumentá-lo. Na conversa da semana passado não vimos que devemos opor o bem ao mal?
Lembre-se: MOSTRE COMO VOCÊ ESCOLHE E EU TE DIREI QUEM ÉS.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir da 8h00 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523 ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário