24/07/2010

Repelir o invasor

Diante do ódio, do ciúme e da ira, nós nos afastamos assustados e nos entregamos, deixando que essas más qualidades tomem conta de nós.
A melhor maneira de agir nessas situações é se opor, através dos sentimentos positivos que existem em nós e desse jeito transformando-as.
As qualidades positivas e negativas são geradas pela mesma energia. É o coração que se desenvolve a eterna batalha do bem e do mal.
O artista da ilustração acima, foi muito feliz ao demonstrar esse conceito, traçando só com uma linha contínua, o ser humano que simboliza a consciência e o indivíduo aonde estão semeadas as qualidades positivas e negativas.
Essa energia cresce no coração e, em contato com a mente, torna-se positiva ou negativa. Vejam na figura acima, o leão, que parece ser um animal muito poderoso e forte, muito mais do que o cordeiro e o lobo, assim como o ódio, a ira e a maldade parecem muito mais fortes do que a humildade e a paz.
Mas esta é apenas uma impressão. Na verdade, nós achamos que nossas qualidades não são fortes para combater nossas tendências negativas e assim sendo nossa tendência é abandonar a luta.
Nossa consciência, porém, que está representada na ilustração, pelo ser humano, insiste em mandar sobre o leão as qualidades do amor e humildade representados pelas pombas da humildade que serão capazes de provocar profundas mudanças.
Vejam como os pombos, com inúmeras bicadas, e o cordeiro, com sua doce persuasão, conseguem transformar a maldade em amor.
Agir corretamente é lutar até o fim e não se deixar desencorajar nunca, com a certeza de que no fim o bem sempre triunfará.
Essa luta é travada no isolamento do nosso coração. Como deplorar a violência, o racismo e a transgressão, se em nosso coração ainda existem a ira, o orgulho, desejos de vingança, tudo mascarado por falsas intenções de paz e justiça?
Em nosso coração é que se trava a verdadeira batalha, e na medida em que formos vencedores, teremos extinto o fogo que arde em muitos lugares do mundo de hoje.
Lembre-se: NADA SE CRIA OU SE DESTRÓI, MAS TUDO SE TRANSFORMA.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir da 8h00 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523 ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
rato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário