16/10/2010

A Marionete

O ser humano que quiser viver uma vida útil para si mesmo e para os outros, deverá aprender três coisas importantes: a disciplina, o dever e o respeito pelos outros.
As pernas da marionete representam a disciplina, a cabeça o dever e o tronco o respeito pelos outros, ou seja, a devoção.
Pelas pernas podemos nos mover e realizar com o corpo esse dever. Está na cabeça a parte importante de coordenar e pensar tudo. Se eu quiser assumir corretamente minhas responsabilidades, será através do comando da minha cabeça que realizarei meus deveres e respeitarei uma disciplina.
Ter respeito pelos outros é a própria devoção que se deve ter no cumprimento dos nossos deveres – a prática do amor é a devoção.
Quando estes três valores forem existentes em nós poderemos realizar nossa performance teatral para prazer dos espectadores. É impossível existir senso de dever sem disciplina, assim como não existe respeito sem o sentido do dever. Esses três qualidades estão intimamente e estreitamente ligadas.
Esse tema, representado neste painel, tem estreita ligação e afinidade com o da liberdade – liberdade significa: conhecer nossos direitos e deveres .
Como no painel da liberdade, aqui também entram em jogo o senso de dever, interligado ao amor ou o respeito pelos outros, ao mesmo tempo que a disciplina ou o autocontrole nos permitem desenvolver nosso senso de responsabilidade.
Um grande sábio disse: “o dever desacompanhado do amor é prejudicial, ao passo que o contrário, isto é, dever e amor juntos, são bem-vindos”. A cabeça tem de estar presa ao corpo e este por sua vez, às pernas. Mas e a cabeça funcionaria sem as pernas? Sim, mas ai a marionete seria incompleta e sem poder de mover. Da mesma forma que o amor sem disciplina me impossibilitaria de cumprir de forma correta meus deveres.
Por exemplo: se nossos pais nos dão uma ordem, é nosso dever obedecer. Sem o respeito por eles, iniciaríamos um questionamento para avaliar se deveríamos ou não cumprir a ordem dada, obedecer ou não e para concluir, de “fazer pela nossa cabeça”.
Sem controle sobre nós mesmos, acabaremos sendo levados pelos sentimentos de antipatia e simpatia e eles não nos permitiriam seguir a ordem que temos dever de fazer.
Nosso diálogo interno seria: “sinto antipatia, não me agrada, que chatice! etc.”
Como pode ser observado, esses três valores estão interligados e todos os três são necessários.
Lembre-se: ESTÁ NAS MÃOS DA CONSCIÊNCIA DO SER HUMANO O SEU FUNCIONAMENTO.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h00 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523 ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário