30/10/2010

A Floresta

A árvore sozinha tem uma vida muito difícil, ela não pode ser protegida do vento que dificulta o seu crescimento e torce os seus ramos e tronco.
Estando isolada no meio de uma campina ela torna-se alvo dos raios; e se a natureza fez crescer uma árvore no topo de um penhasco, onde há pouca terra para segurar suas raízes, ela ficará cada dia mais fraca. O soldo verão secará suas raízes e o gelo no inverno rachará os galhos, mesmo os mais grossos. Ela terá realmente uma vida amedrontada e sofrida.
Na floresta as árvores são mais robustas, repletas de folhagens mais vigorosas e demonstram uma verdejante saúde. Por quê?
Graças ao profundo processo de interação e de troca entre todas.
Um grande número de árvores reunidas formam uma grande reserva de água e com isso beneficiam não só aos homens com às próprias árvores.
Um ambiente de clima favorável, que ainda será melhor se existe há séculos, produzirá uma permanente suspensão de água debaixo da copa dessas árvores, beneficiando a vida vegetal e animal, e dos insetos, formando um micro clima, uma terra macia e boa, própria para fertilizar e produzir um alimento mais rico e mais abundante.
As árvores juntas podem se proteger melhor do ataque do vento, do sol, e do inverno rigoroso.
Na floresta a pequenina árvore quer crescer rapidamente porque seus irmãos se divertem em esconder-lhe os raios solares. Porque, assim como os seres humanos, a árvore também busca o sol, criando nela um forte arrebatamento para superar a si mesma e crescer logo.
Assim ela se desenvolve saída e forte, porque os seus irmãos nutrem bem as suas raízes. Ela se expande por todas as direções, sem preconceitos, sendo humilde e sem sobrecarregar seus ramos sem razões. Naturalmente ela tem consciência do valor do esforço, do intercâmbio, da prudência e do discernimento. Valoriza e respeita as velhas árvores através da sua disciplina, ao contrário daquela que, mesmo sendo crescida, mas se for displicente, estará fadada ao declínio.
As árvores possuem uma sociedade privilegiada, pois elas têm de graça comida, ar quente e frio, proteção dos raios solares e da chuva, mas para tudo isso dar certo é preciso que haja uma condição: deve ser observada a ação correta da disciplina e do respeito pela liberdade do outro.
O ser humano também, como a sua amiga árvore, vive numa sociedade onde é possível que a sua inteligência seja desenvolvida e também a saúde, porque ele tem muitas formas, de alimentação, de roupas, educação, cultura etc. Por sua vez essa sociedade permite ao homem criar, sonhar e pensar.
Todos os seres humanos pensantes juntos se assemelharão às árvores, e também formarão um grande reservatório que atrairá energias que vão permitir colocar em movimento a lei da afinidade para que a chuva, que simboliza aqui as respostas, as descobertas, as invenções, possa realmente criar uma sociedade.
Se todos realizassem juntos essa idéia de consciência social, teríamos em alto desenvolvimento valores como a generosidade, a caridade, o altruísmo, ajuda mútua, e sentimento de gratidão.
Lembre-se: NUMA FLORESTA A PLANTA MAIS FORTE PODE SUFOCAR A MAIS FRACA. DA MESMA FORMA, NUMA SOCIEDADE SEM HARMONIA OU COOPERAÇÃO.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h00 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523 ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário