09/10/2010

A crítica

Criticar é discordar desaprovando e censurando. A maneira mais fácil de criticar é através das palavras, porque isto não exige muito esforço. Atrás da critica, no caso como estamos enfocando, existe o sentimento do ciúmes, inveja ou apenas um hábito estéril.
Já critica boa é aquela que demonstrará ser válida, que nos envolve pessoalmente e for construtiva.
A critica é um valor quando ela está baseada no discernimento de querer tornar válidas coisas e situações. O que é preciso fazer é saber usá-la de modo correto: não para destruir, mas para construir de maneira amorosa, mostrando que é possível fazer mais bem feito, e indicando a forma correta.
Quando ouvir alguém criticando algo que outra pessoa tenha feito, procure ver sempre de qual púlpito veio o sermão!
Se houver coerência entre palavras e ações, será o sinal de que existe uma verdadeira humanidade em quem fala. Só aquele que é coerente com os seus pensamentos e tem experiência tem o direito de criticar. Nesse caso dificilmente a crítica não será construtiva.
No entanto, quando somos nós que fazemos uma crítica aos outros, devemos estar bem atentos para não cometer incoerências, porque um dia essa falta nos deixará em má situação e isso abalará a nossa reputação.
Querendo destruir os outros, pode ser que acabemos por destruir a nós mesmos. Muitas vezes, o que pode parecer a nós um erro ou um trabalho mal terminado, poderá ser o resultado de uma visão subjetiva ou de um ponto de vista muito origina e novo.
Por isso, para que o processo de criticar seja construtivo, devemos nos envolver e ver se temos capacidade para refazer o que foi criticado, sem erros e melhor.
Lembre-se: CRITICAR É FÁCIL, FAZER ARTE É DIFÍCIL.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h00 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523 ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário