07/10/2010

Filosofia da sensação

Recomendo a leitura da entrevista do filósofo alemão Christoph Türcke, publicada no Jornal da Unicamp, intitulada Sob a mira de metralhadora audiovisual, demonstra como a revolução tecnológica tornou a sociedade refém da “metralhadora audiovisual”, provocando nos usuários o que ele chama de “distração concentrada”, ele esteve lançando o seu livro Sociedade Excitada.
Destaco o seguinte trecho: "Tudo o que eu falei em relação ao "dedo clique" pode ser descrito em termos de desvio. Sempre há alguma coisa que me desvia das coisas das quais tomo conta. Isto representa uma ameaça ao próprio "tomar conta" enquanto dedicação a alguma coisa a ou a uma pessoa. As coisas e as pessoas, em última instância, não podem ser separadas. Dedicação e concentração são quase sinônimos.".
Será que verdadeiramente deixamos no envolver pelos meios audiovisuais ou, ainda, somos senhores de nosso próprio destino?
Para mim é bastante simples necessito de explicações e justificativas para as minhas escolhas ou meus medos, então nada melhor do que utilizar-se dos "consensos" produzidos pelas mídias. 
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário