04/12/2010

Não ao álcool

O Álcool intoxica o ser humano, assim como todas as outras drogas e isso é proveniente de uma lógica destrutiva; ela passa a dominar e no fim o ser humano é derrotado. Mesmo por brincadeira, o ser humano deve evitar ingerir bebida alcoólica. É comum ouvir: “Dois copos nas refeições fazem bem à saúde...”, mas será muito raro que os dois copos fiquem nisso indefinidamente.
Haverá aumento das doses e com o tempo será realizado o processo destrutivo iniciado com o álcool. Antes o ser humano bebe álcool, depois o álcool bebe o próprio álcool e, no final, o álcool bebe o ser humano - essa será a tragédia.
É por esta razão que precisamos assimilar a idéia de nunca, por nenhuma razão, tocar em nada alcoólico ou qualquer outra coisa nociva, como fumo, etc.
Não é preciso acreditar que não beber vinho, por exemplo, seja uma coisa desprezível, ao passo que tomá-lo possa parecer que ele nos dá forças, inteligência e emancipação. Esse tipo de enfoque representa um perigo para todos e tem de ser anulado.
Há a afirmativa de que o vinho é um produto natural e que não faz mal. Há muitas drogas que também são naturais e no entanto fazem mal ... muito mal! E o que dizer de produtos como fortes componentes químicos?
Na Itália, há um costume popular de dar para as crianças, mesmo pequenas, vinho diluído em água com açúcar, isso é pura ignorância.
Existem os que dizem que a fabricação de bebidas alcoólicas, é forte geradora de recursos econômicos dos países e que sustenta muitas famílias, mas isso não vem ao caso.
Já o cultivo das drogas também dá de comer a muitas famílias, mas nem por isso elas destroem menos.
O que queremos saber é se fazem mal ou não, segundo o ponto de vista dos valores humanos. Obviamente não é a importância econômica que devemos levar em conta para nos orientarmos em nossas escolhas, mas o que os valores humanos nos dizem sobre os conceitos que a figura acima nos mostra.
O que importa é que o álcool, em si, é inútil e prejudicial, porque no final será a humanidade que desaparecerá. Por que na verdade, o álcool e as drogas, são apenas representativos da nossa fuga diante das condições que a vida nos impôs e a nossa fraqueza de enfrentar, de nos responsabilizar pelas dificuldades pessoais.
Lembre-se: O ÁLCOOL NÃO FAZ BEM PARA O SANGUE E TORNA A MENTE DOENTIA.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário