11/12/2010

Bumerangue

É muito comum os rapazes se acusarem entre si, por atitudes erradas relativas a danos causados com coisas ou em pessoas, ou também só pelo prazer de acusar.
Inúmeras vezes se diz: “Foi ele!”, esquecendo que não se deve acusar ninguém, mas, de forma pacífica, esclarecer com objetividade as circunstâncias, no caso de termos sido testemunhas de algo.
Em outros painéis havia referências ao vigia, que simboliza a nossa consciência. Quando queremos indicar a nós mesmos, apontamos para o nosso coração. Agora, esse mesmo vigia, que como todos sabem, fala com as mãos, nos faz observar que se apontamos o dedo contra alguém para acusá-lo, estaremos ao mesmo tempo nos acusando com os outros três dedos.
Acusar alguém é um valor negativo que se volta contra nós com intensidade maior, causando danos talvez irreparáveis. Então teremos de indagar se isso também é válido para os juízes, nas acusações publicas e nos processos judiciários.
São regras determinadas que os promotores públicos devem seguir em sua ação social. Esta é a função deles, acusar, e se não exercerem seu papel estarão contrariando os valores.
Mas, sem a qualificação de juízes, acusar alguém de um crime ou de uma culpa, é uma carga que voltará contra nós três vezes maior. Primeiro, porque se não tivéssemos culpa também, não acusaríamos o outro e assim revelamos a nossa desonestidade - teria sido um bom momento para ficar calados. Segundo, porque estamos acusando outro em nosso lugar; e terceiro porque o desejo inconsciente de fazer o mal se voltará contra nós pelo princípio da causa e efeito, ao fazer o mal ele retornará para mim.
Em hipótese alguma devemos acusar alguém, nem os que nos são antipáticos, nem os simpáticos, e se você tem implicância com alguém, os valores humanos darão uma resposta: supere-se.
Apresento um conselho: “Não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem a você”. Esta é uma máxima de vida que deve ser aprendida e seguida.
Lembre-se: SERÁ COLHIDO O QUE FOR PLANTADO.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário