21/08/2010

O médico sábio

Amor e a disciplina são os medicamentos que tomadas, sempre, juntos permitem estarmos com a saúde.
O amor isolado da disciplina pode ser tornar um perigo, assim como o excesso de açúcar para os dentes. Todas as coisas têm seus limites que devem ser bem observados para que elas possam preencher acertadamente as suas funções.
Os olhos não suportam a luz após um certo limite, assim como os ouvidos, porque se o som ou a voz forem muito altos, provocam a insensibilidade e iremos perdendo a capacidade de ouvir.
O amor também deve ser dosado pela disciplina que observará certos limites necessários.
Se um garoto é indisciplinado com seus colegas e seus professores ele terá de ser punido. Isso também é amor!
Não punir o garoto não seria amor autêntico, porque estaria contra a disciplina. Da mesma forma a disciplina que for aplicada sem amor não será entendida nem compreendida e por isso será inútil e prejudicial. Seguindo a ordem que o código de trânsito me impõe, dirijo meu automóvel, por exemplo, respeitando a minha mão. Mas, repentinamente, vejo um gato a minha frente e para não passar por cima dele, sou forçado a infringir uma norma e passar para a outra pista.
Não serei beneficiado pelo código de trânsito, mas foi o amor que me fez infringir essa lei, caso contrário o gato estaria morto
A disciplina é necessária e nos é ensinada para desenvolver o amor e não porque seja um capricho dos adultos que querem que os deixemos ficar em paz! Assim aprenderemos a nos autodisciplinar porque iremos sentir que somente com esses remédios se conquistará a paz e a alegria.
Nosso alunos, quando lhes perguntamos se lhes dar tudo o que pedem é sinal de amor, respondem que não.
E alguns deles acrescentam que, quando forem adultos, não darão tudo o que os filhos desejarem – e ainda dizem que os adultos se comportam dessa maneira porque é mais fácil dizer “sim” do que “não”.
Então a vitamina A (amor) e a vitamina D (disciplina) são tomadas juntas, a primeira vai desenvolver o amor em nós, enquanto a segunda vai canalizar e dosar tudo de modo correto.
E já circunstâncias em que a própria disciplina, em si mesma, pode ser prova de um grande amor.
Lembre-se: A SEVERIDADE TAMBÉM É UMA GRANDE DEMONSTRAÇÃO DE AMOR.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir da 8h15 (em razão do horário eleitoral), você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523 ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário