14/08/2010

O jardineiro sábio

O resultado da vida depende do estado do nosso coração, bom ou mau, miserável ou rico. Quando o coração é limpo, cheio de bons sentimentos, o resultado será bom. A melhor e a primeira coisa a ser feita é eliminar do nosso coração os seis sentimentos negativos que, como as ervas daninhas, invadem o nosso campo: ciúme, avidez, egoísmo, ódio, ira, apego pelas coisas.
Depois de termos eliminado essas ervas daninhas, temos de semear imediatamente o bem, quer dizer, com as qualidades nobres do ser humano: generosidade, gentileza, sentido de sacrifício, humildade, paciência, e ter bons pensamentos.
Para que o solo possa dar bom resultado, além de semeado ele tem de ser limpo e molhado: a limpeza significa o sentido do dever e a disciplina será a água, o nosso amor pelos outros.
A ilustração acima nos faz recordar que é inútil semear as boas qualidades, se primeiro o coração não estiver limpo dos sentimentos negativos, aí seria inútil ou o mesmo que semear um campo cheio de ervas daninhas.
De pequeno o nosso coração é naturalmente puro. Ao crescer o convívio com os outros, o exemplo dos adultos, na maioria das vezes, acordam em nós tendências não desejáveis, que nos levam a agir errado e permitir espaço aos nossos inimigos interiores – o ciúme, a inveja, etc. Nesse momento a consciência, que é o nosso jardineiro, no momento em que aparece, interfere para acabar com estas ervas daninhas. Não é conveniente esperar, serial fatal para a colheita boa que queremos que vingue.
Será possível semear as boas sementes sobre um terreno dominado por ervas daninhas? No campo de nosso coração, não devemos esquecer que as qualidades negativas e as sementes dos sentimentos positivos, as virtudes, estão todos presentes em nós de forma latente. Assim que o campo esteja limpo, as sementes das boas qualidades começarão a brotar.
Como limpar? Como poderemos eliminar as ervas daninhas do ciúme, por exemplo, que é uma qualidade animal e que se apresenta às vezes em nosso coração? Para isso é preciso que ela seja vista, colocada na luz clara, para que se possa agarrar e extirpar, porque enquanto ela estiver encoberta, escondida, será impossível acabar com ela.
Imediatamente devemos nos tornar conscientes dessa presença em nós e nos esforçar para que ela possa ser suprimida, ou seja, não deixar que se transforme em atitudes, quer dizer, que permita a auto-análise, autocrítica e o sacrifício para não agir errado.
A esta altura as sementes das virtudes estarão crescendo e germinando e terão o poder de evitar que as ervas daninhas brotem mais.
E com a ajuda do tempo, elas desaparecerão definitivamente do terreno de nosso coração.
Lembre-se: O SER HUMANO É COMO UMA SEMENTE QUE, BEM CULTIVADA DÁ BONS FRUTOS.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir da 8h00 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523 ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário