07/08/2010

A árvore da vida

A vida é cumprida quando se age de maneira correta. D mesma forma, para crescerem sadias e viçosas, as árvores devem estar com as raízes bem regadas. Quando praticamos a ação correta, irão nascer os frutos que serão os valores básicos do caráter.
Agimos sempre para satisfazer um desejo e é correto escolher entre os desejos válidos e os desejos inúteis, prejudicais. Agir corretamente é usar a inteligência ou daquilo que se chama de sentido de discernimento, que é uma qualidade apenas do ser humano.
Se satisfizermos todos os desejos que a nossa mente tem capacidade de produzir, ela própria seria enterrada pelo peso dos desejos fúteis, representados nesta ilustração por brinquedos e doces, como a árvore de desenho que fica seca porque as raízes estão desnutridas.
É o conjunto de pessoas que forma a sociedade. Se as pessoas se portam eticamente, será uma sociedade harmônica, forte e viçosa como a árvore do desenho. Seus frutos serão exemplos de virtude e coragem e irão nutrir os corações das novas gerações que, assim, crescerão sadias.
A sociedade de consumo em que vivemos hoje é frágil e seu destino é a autodestruição. Mas existem seres humanos, por sorte, que já tendo compreendido a mecânica desta sociedade, trabalham para introduzir as mudanças necessárias para que as raízes voltem a ser alimentadas e restauradas para a vida e a verdadeira prosperidade. Esse trabalho deve ser feito por todos, porque como falamos no início, são as pessoas que formam o conjunto da sociedade.
O que quer dizer isso? Em palavras simples, quer dizer que todos somos igualmente responsáveis pela evolução do ambiente em que vivemos.
Alguém pode dizer: “Eu não estou nessa!”, “Não fiz nada de mal!”. Mas não basta “não fazer”, é necessário agir positivamente com toda força que tenhamos à nossa disposição.
O povo realmente unido e compacto poderá combater e vencer qualquer guerra.
Lembre-se: NEM MESMO NO JARDIM DO REI HÁ A ERVA DO DESEJO.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir da 8h00 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523 ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário