05/06/2010

Uma pessoa tem muitos nomes

A tolerância religiosa vem do entendimento que temos de que todas as religiões adoram o mesmo Deus, que recebe nomes diferentes.
Por exemplo: os budistas dizem que o nirvana, aquele estado de luz e amor é Deus e procuram atingi-lo segundo as palavras do Buda; os persas adoram Ahura Mazda, a luz eterna, e seguem os ensinamentos do profeta Zoroastro; Alá e adorado pelos mulçumanos, o Deus do amor infinito e seguem as palavras do profeta Maomé; os cristãos assim como os hebreus o chamam de Jeová, ou Jahvé e uns seguem as palavras de Jesus Cristo e ambos têm as escrituras sagradas como referência; Brahman é o deus dos hindus que adoram diferentes deuses ou formas de Deus para chegar a Ele.
Mas não existe nada fundamentalmente diferente que distinga as religiões da Terra. Todos os seus fundadores pregaram a mesma verdade que é uma só, o que muda é o contexto geográfico e histórico, a cultura e os costumes.
Nenhum Deus de nenhuma cultura é melhor que o outro. Para termos uma visão mais ampla devemos ter essa verdade sempre presente, pois assim não teremos dificuldades para aceitar outros pontos de vista quando formos adultos.
Se observamos a ilustração acima poderemos tirar outras importantes considerações, com relação a experiência pessoal.
Descobriremos que não há necessidade de discutir as diferenças porque ambos amam ama a mesma coisa, só que com nomes diferentes, e é só isso que conta.
Ressaltar as diferenças não ajuda a ninguém: isso é uma visão apenas mental. Mas quando permite que o coração fale, então estamos buscando aquilo que une e não o que divide.
Lembre-se: EXISTE UMA ÚNICA CASTA, A DA HUMANIDADE; UMA SÓ LINGUAGEM, A DO CORAÇÃO; UMA SÓ RELIGIÃO, A DO AMOR. EXISTE UM SÓ DEUS E ELE É ONIPRESENTE.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir da 8h00 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523 ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário