12/06/2010

O volante e o motor

Sem o motor e sem o volante um carro fica impossibilitado de ser usado. Ambos são necessários para que ele possa funcionar.
Assim também a mente, que e a sede do pensamento, da análise, do raciocínio, isto é, razão e o coração que é a sede dos sentimentos mais profundos e da fé, são fundamentais para tornar o corpo operante e podermos chegar ao nosso destino. Ou seja, para permitir um comportamento verdadeiramente digno dos valores humanos.
Não existe a verdade sem a fé e o amor. O amor é a base, o ponto de partida e a verdade são a destinação e a fé o instrumento mais apropriado.
Para ter uma existência aceitável será preciso usar esses três instrumentos.
Mas a fé cega não é favorável, somente aquela que está fundamentada na razão é a verdadeira, segura e que poderá nos levar a alcançar a revelação da verdade.
O verdadeiro significado da ilustração é conciliar a fé com a razão, uma como sustentação da outra. A fé nasce do amor, ela representa uma pequena chama que existe em todos os Seres Humanos e que é capaz de crescer com as nossas atitudes.
A razão também está presente no ser humano, é aquela parte da nossa mente que chega a conclusões lógicas. A fé é um gerador de energia que a razão canaliza para alvos mais elevados.
A inteligência sem o amor fica desperdiçada, da mesma forma, sem o uso correto da inteligência, também o amor pode muitas vezes ser prejudicial.
Fazendo uma analogia com a nossa vida, é uma estrada que se apresenta diante de nós e que devemos percorrer para chegar ao nosso destino, veremos que não é possível fazer o trajeto com o volante, mas sem o motor e vice-versa, assim como precisamos da razão para dirigir bem.
Fé, amor e inteligência, esses são os três grandes pilares que permitem à humanidade crescer no caminho do autêntico progresso. E esse tipo de desenvolvimento difere daquele baseado apenas na construção de máquinas cada vez mais poderosas.
O caminho mais seguro é o da fé fundamentada no amor e na inteligência.
Lembre-se: É PREFERÍVEL UM CORAÇÃO SEM PALAVRAS DO QUE PALAVRAS SE CORAÇÃO.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir da 8h00 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523 ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário