02/04/2011

A tempestade

Para que se consiga dominar a própria mente, é necessário saber como ela funciona, não é?
O mar e suas tempestades se assemelham a nossos estados de espírito. Se o vento dos desejos aparece, nossa mente se agita e ficamos cegos, perdemos a bússola! Será difícil fazer com que ela se acalme, mas para que não se padeça sofrimentos maiores, é preciso saber dominá-la.
De que maneira? Pelo desapego, que é necessário treinar desde pequenos. É necessário ter paciência e equilíbrio e esperar que o vento se acalme porque as boas resoluções não duram muito. É inútil ser orgulhoso e insistir acreditando que podemos nos jogar ao mar aberto, sozinhos numa tempestade, mesmo com todas as velas desfraldadas.
Mais sensato é ficarmos protegidos durante um tempo e aguardar que o vento dos desejos se acalme. Logo após, sim, estaremos prontos para iniciar a viagem, quando o mar voltar à sua calmaria e ficar sereno. Exercitar esses impulsos interiores somente será possível quando nos negarmos a satisfazer desejos perigosos por intermédio de reações e de pensamentos contrários. E como será não contrariar os pensamentos? Quer dizer substituir os ruins pelos bons.
Essa será a única maneira de deter a nossa mente. Se um pensamento maldoso aparecer na mente precisamos em seguida dominá-lo por um bom, sem nenhuma dúvida, o primeiro será vencido.
Esse é um exercício que precisamos entender se queremos adquirir a nossa paz real. Não é um exercício simples, por isso precisamos nos assessorar pela paciência. Quem sabe poderemos ser derrotados em nossas tentativas, mas será importante insistir. Ao fazer o exercício de substituir um pensamento mau por um bom, com uma determinada mudança de espírito no final alcançaremos a retirada da nossa mente de todos os pensamentos que formam visões ruins e, consequentemente, ações condenáveis.
Se formos determinados nesta batalha, por fim teremos a alegria de alcançar as águas tranquilas e seguras de uma personalidade amadurecida.
Lembre-se: AQUELE QUE É ESCRAVIZADO PELOS SEUS DESEJOS, É SERVO DO MUNDO.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário