30/04/2011

Contentar-se

É muito difícil ter paz quando não se está feliz com o que se tem. Quanto maiores forem nossos desejos mais nossa paz desaparece: é um fato inversamente proporcional. É bobagem falar: "Eu quero a paz!". Este desejo, comum em todas as pessoas, não será alcançado se não acabarmos primeiramente com o "eu", que quer dizer "ego" e logo em seguida o "quero", que é sinônimo de desejo.
Vocês ficam em paz sendo egoístas e querendo tudo para vocês? Horrível. Dessa forma, sendo assim, vocês estarão se punindo. Os desejos podem ser controlados? Notaram que quanto mais satisfazem um desejo aparecem outros e mais outros, criando uma corrente infindável?
É assim que milhares de pessoas vivem a vida toda acumulando coisas para se dar prazer e satisfazer tantos desejos, coisas que, depois de adquiridas, imediatamente são relegadas e abandonadas. Procurem fazer uma lista de coisas que vocês têm no quarto e de que podem se desfazer...
Desejar coisas é um tipo de urticária, quando mais se coça, mais se coçaria! Por que o garoto do primeiro quadro está tão chateado? Poderia estar alegre com tantos desejos satisfeitos"!... Ao que parece a alegria do garoto teve curta duração!
Assim a vida se perde por trás de coisas que não têm sentido verdadeiro.
Devemos limitar nossos desejos e sermos alegres, esse é o fundamento básico da paz e da felicidade. A recusa e o desapego são os valores primordiais para conquistá-la. Podemos iniciar renunciando a alguma coisa para dar alegria a um dos nossos parentes, ou um amigo, ou um colega.
A satisfação deles irá contagiar você e apagará o sacrifício que você teve de fazer para renunciar algo seu. E assim fazendo continuamente, vocês verão com que facilidade poderão recusar o supérfluo e com isso se sentirão mais calmos.
Esta última lição sobre a paz, já anuncia o valor seguinte que é o amor que nos convida a dividir com os outros os nos¬sos bens, como pode ser visto no último quadrinho deste painel.
Lembre-se: ÀQUELE QUE TEM MUITO E NÃO AO É FELIZ COM O QUE TEM, NÃO LHE DARÁ PRAZER NEM AQUILO QUE GOSTARIA DE TER.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário