09/04/2011

Ser paciente.

Será que poderíamos viver em paz sem a paciência? Considerem vocês mesmos respondendo às perguntas referentes a este tema.
Se somos impacientes respondemos grosseiramente para os outros que nos perguntam alguma coisa, cortamos a palavra propositadamente das pessoas que estão falando, dificilmente finalizamos as coisas iniciadas, paramos diante das primeiras dificuldades, somos intolerantes com as injustiças, nas filas passamos na frente de todos e nos incomodamos por qualquer coisa.
Observem o garoto que está no último degrau da paciência. Ele tem o ar de quem está feliz? De jeito nenhum! Querem saber por quê? Porque sabe que a escada da paciência não tem fim e por isso não tem direito de proclamar nenhuma vitória.
A paciência vai nos colocará prova a vida inteira até o suspiro final e ninguém, poderá dizer que conseguiu ser sempre paciente.
Passaremos por mil testes e, principalmente, temos de ter paciência conosco mesmos, com as doenças, a velhice e a dor.
A paciência é um exercício permanente que só termina com a nossa morte.
Vamos tentar compreender essa grande virtude respondendo a algumas questões. Quando alguém precisa saber de alguma coisa, estou sempre pronto para responder com gentileza? Será que sempre?
Mas, se eu não respondesse imediatamente e pensasse alguns minutos, encontraria a forma de ser gentil mesmo que não soubesse o que estão nos pedindo. Já observaram quantas vezes interrompemos quem está falando? E por quê? Simplesmente por impaciência, ficamos ansiosos para dar nossa conclusão antes que o outro faça a dele.
Assim, além de não deixar a outra pessoa terminar seu raciocínio, passamos por verdadeiros maleducados. E saber levar ao fim as coisas iniciadas quando surgem as dificuldades ou caso sejamos desviados por outras razões, é um grande exercício de paciência. Isso será fundamental para a consolidação do nosso caráter e ultrapassar os obstáculos.
Render-se às primeiras dificuldades revela caráter fraco, que, se não for de finitivamente cortado, nos impedirá de no futuro sermos capazes de conquistar qualquer coisa na vida.
O que se entende por "aguentar as injustiças"? Esse é outro exercício de paciência, que está fundado na certeza de que todo gesto injusto acabará por ser punido, mesmo que não tenhamos de intervir em nada.
Outro harmonizador do caráter que nos torna fortes e imbatíveis em qualquer situação é o espírito de tolerância.
Muitas e muitas vezes por pura ansiedade (impaciência) ficamos dando uma de espertinhos, passando na frente dos outros, porque estamos sem capacidade de nos conter. É necessário estudar esse tipo de atitudes para ver se isso nos dá paz ou nos afasta dela. A intransigência, o aborrecimento na maioria dos casos são absoluta preguiça (indolência) e falta de criatividade.
Quem é enfastiado não tem possibilidade de tirar das situações todo o sentido e o aproveitamento delas porque é preguiçoso e abandona a paciente procura da verdade.
Lembre-se: A CHAVE DO PARAÍSO ESTÁ NA PERSEVERANÇA TRANQUILA (PACIÊNCIA).
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário