16/04/2011

O que você preferiria ser?

Diga então: em qual das quatro atitudes você gostaria de estar? Qual das quatro garotas você desejaria ser? Nosso comportamento é indicativo do que pensamos e não há como enganar ninguém nisso. Toda verdade vem à tona, até aquela relacionada com nossa personalidade. Só conseguiremos a paz mantendo pensamentos e agindo de forma coerente conosco mesmos.
Observem os quadrinhos, neles há dois comportamentos positivos e dois negativos. Com relação às nossas obrigações para conosco mesmos, nossos pais e os mais velhos, como é que somos nesses casos? Vamos observar o primeiro quadrinho: por que será que a garota bateu em seu cachorrinho?
Certamente porque ele fez alguma coisa errada que deixou a garota raivosa. Vejamos, no entanto.
Será que o cão tem a mesma visão que nós temos do que são os seus erros? O cachorro sempre se deixa levar por seu instinto natural e por isso não pode fazer erros! Então, por que bater nele? Não é uma boa atitude e assim a paz será perdida no mesmo momento.
No segundo quadrinho, aparece o oposto, uma circunstância em que prevalecem as qualidades e assim a paz está perfeitamente garantida.
No terceiro quadrinho, há uma atitude que infelizmente somos muitas vezes obrigados a ver, isto é, o desamor para com os idosos. Não podemos nos esquecer de que um dia também seremos idosos e como colhemos o que plantamos, será esse o tratamento que vamos ter também.
E o último quadrinho nos mostra um exemplo de admirável altruísmo, mostra o sacrifício de abrir mão de algo nosso pelos outros.
Para decidir o que gostaríamos de ser, ó preciso que "nos vejamos dentro", para podermos nos conhecer bem e assim descobrir o que fazer.
Os falsos devem preferir ser o primeiro e o terceiro exemplo, mas para não ficarmos iguais a eles, é necessário plantar em nós o sentido dos valores. Apenas sendo coerentes conosco e com os valores seremos capazes de criar opções sensatas e úteis.
Lembre-se: VOCÊ SE TRANSFORMARÁ NAQUILO EM QUE PENSAR.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário