12/02/2011

O sacrifício da língua

A vida é uma permanente fábrica de problemas de escolha.
Saber a diferença entre as coisas boas e ruins, certas e erradas é um aspecto essencial do caráter. O nosso sábio médico quer nos passar a mensagem de que o grande sacrifício é aquele feito sobre nós mesmos, acabando com as tendências, os pensamentos, os sentimentos não bons e aceitando apenas os válidos. Mas a sincera sabedoria não é aquela que só nos ensina a acabar com o mal, mas que nos ensina a dividir o bom com os outros.
Assim faz a língua, nessa alusão original, quando gosta do alimento ou quando diz não a ele.
A língua possui duas funções: uma de degustar e a outra de falar. Aqui, nesse sistema de valores humanos, a lição que a língua nos oferece é a sua capacidade de dividir com os outros apenas as coisas boas, assim como ela faz com o seu amigo estômago. Vários garotos nos disseram, objetando sobre essa ideia, que quando uma experiência desagradável é também dividida entre eles, isso ajuda no consolo. Sim, é real, mas apenas depois que se tenha conseguido entender a experiência e captado toda sua mensagem.
Para concretização desse ensinamento é preciso tempo e paciência, e compreender que estamos vivendo um processo e que as vivências negativas, depois de entendidas, poderão vir a ser lições de vida também para os colegas; caso contrário, não vai adiantar nada contar um fato ou um ato negativo antes de ele ter sido compreendido, não trará nenhum bem, nem para quem passou por ele, e nem para quem ouve. Mas depois que conseguimos clarificar em nós o resultado da experiência, será bom passá-la adiante.
Assim teremos deixado em paz todos os que queremos bem, o que resultará num procedimento mais maduro. Contar a vivência antes de entendê-la servirá apenas para impressionar. E quem nos dá o direito de poluir a vida dos outros?
Assim é que será importante reviver antes dentro de nós os momentos ruins e negativos para encontrar neles o ensinamento que nos era destinado, para depois passá-lo aos outros.
Lembre-se: SE A MENTE PARAR SUA AGITAÇÃO, A LÍNGUA TAMBÉM CALA.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário