26/02/2011

A bailarina

A atitude de não assumir sua própria culpa e transferi-la para os outros, é comum entre os jovens e também nos adultos. Esta é uma atitude típica que impede o desenvolvimento e a reta formação, principalmente social, ou seja, a não aceitação de seus próprios erros. Observe em você quantas vezes não assumiu suas próprias falhas e as transferiu para os outros. Quando ganhamos uma nota baixa, a culpa não foi de não termos estudado, é sempre da professora que não sabe avaliar, e outras vezes é do irmão, da irmã ou mesmo dos pais, e até do tempo: "...não tive tempo para estudar...".
Isto se chama falta de caráter e se não for corrigido quando se é pequeno, seguirá conosco até a maioridade, criando comprometimento com a nossa possibilidade de amadurecer e assumir responsabilidades. Frequentemente nos desculpamos dizendo que: "...a culpa é do governo, dos nossos pais que quando éramos crianças não nos educaram", e disso e disso outro, e no final continuamos a errar... Porém, verdadeiramente, é apenas nossa a culpa!
Eis a razão que impede o encontro com a paz: a desonestidade consigo próprio - e se somos assim conosco mesmos, com certeza seremos iguais ou pior com os outros!
Aquele que é realmente forte, admite as próprias falhas e aceita as suas responsabilidades. Se formos assim, com certeza estaremos prontos para enfrentar com sucesso os entraves da vida e superar tudo com tranquilidade. Mas, pelo contrário, se for impossível, por orgulho, nos conscientizarmos de próprios limites e formos falsos conosco e com os outros, estaremos criando a dúvida entre nós e na nossa coerência. Ficaremos isolados e perderemos nossa paz e nossa reputação. Reconquistar esses valores será uma tarefa difícil!
Lembre-se: SE ADMITO MEU PRÓPRIO ERRO, RECEBEREI A METADE DO PERDÃO.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário