05/02/2011

A margarida e o espelho

Frequentemente se ouve: "Como é, você não se olha no espelho?" Nesse questionamento está implícita a necessidade uma investigação sobre si mesmo, uma autocrítica.
Fazer auto-análise é o mesmo que procurar se conhecer a si mesmo. Através desse primeiro passo poderemos melhorar e acabar com detalhes ruins de nosso caráter.
Dar resposta ao questionamento que se encontra dentro da ilustração, nos permitirá ver os nossos defeitos e ajudará para nos corrigirmos. Aquele que engana, que mente, a si próprio, é o que cola na classe, não aceita ver seus erros, fica com os objetos que não são seus, etc.
Porém, se nos amamos de verdade, como será possível mentir para nós mesmos? Da mesma forma, como mentir para os outros se temos amor por eles?
Por que amar a si próprio e aos outros é tão essencial e necessário? Porque se não aceitamos a nossa forma de ser e não respeitamos os outros, não será possível evoluir e ficar em paz.
Ao descobrir as próprias falhas e os méritos, conquistamos mais confiança, auto-estima e ficamos compreensivos para com nossas fraquezas e as dos outros. Assim, quanto mais nos conhecermos e amarmos, mais poderemos entender e amar nossos semelhantes.
Não existe outro caminho para amar ao próximo. Aquele que age com honestidade, auxilia os pobres, está sempre preparado para batalhar por uma causa justa, mostra que alcançou um bom equilíbrio interno, isso porque deixou para trás todos os egoísmos que correspondem à nossa natureza animal.
Para alcançar tal maturidade é preciso saber quem se é e não deixar de aplicar os valores humanos, pois eles são as nossas defesas no enfrentamento com a vida.
Lembre-se: AQUILO QUE OS OUTROS PENSAM DE VOCÊ É MUITO MENOS FUNDAMENTAL DO QUE AQUILO QUE SI PENSA DE VOCÊ MESMO.
Fonte: livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário