19/02/2011

O ratinho curioso

A curiosidade muitas vezes nos cria confusões, ao passo que a persistência nos dá sempre a chance de enfrentar momentos difíceis e de nos safarmos delas. Existe, porém, a curiosidade positiva e a negativa.
Quando sabemos porque nos disseram que uma coisa é perigosa, mas mesmo assim fazemos, será uma curiosidade negativa e com isso estamos arriscados a não sair fora delas; e, se conseguimos, poderemos sair machucados. Já a curiosidade positiva, é aquela que nos leva para as confusões, porém impulsionados pelos nossos próprios sentidos. E no final, com força de vontade, persistência, teremos sucesso para nos livrar sem sofrer muitos males. O nosso ratinho foi levado pela sua gulodice a se jogar no leite, mas logo viu que estava metido numa ratoeira mortal e precisava dar um jeito de sair dela, se não quisesse deixar lá sua pele.
Teve sorte que as circunstâncias se tornaram favoráveis e, com algum esforço, pôde se sair bem.
Por que a curiosidade faz parte do valor da paz? Forque não conseguimos ficar em paz enquanto não satisfazemos nossa curiosidade, e, através da fé e da paciência, encontraremos o jeito de sair de momentos difíceis.
A curiosidade é a base de todo o desenvolvimento humano. É graças ao impulso que vem da curiosidade irreprimível que o homem cresce em sua evolução contínua, criando instrumentos a cada dia mais sofisticados. Saiu das cavernas e conquistou a palavra, daí para a roda, para a canoa e seguindo sempre até chegar aos foguetes, ao raio laser, ao computador, etc.
Isso acontece também na parte moral: a insaciável curiosidade do ser humano o levou a se perguntar constantemente dentro e fora de si até chegar às verdades maiores da moral e da religião.
Lembre-se: A NECESSIDADE ATIVA A INTELIGÊNCIA.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário