08/02/2011

Motivação.

Recebi por e-mail a seguinte mensagem de Gilclér Regina: "Nós somos frutos das escolhas que fazemos na vida". E ele contava a seguinte história em seu e-mail.
A motivação é algo muito interessante. O mesmo episódio pode ter efeitos muito diferentes na vida das pessoas.
Um fato que ficou conhecido na literatura conta a história de dois irmãos nos Estados Unidos e que foram criados na cidade de Toronto no Canadá.
Perguntaram ao primeiro, qual a razão do seu fracasso, pois era um homem viciado em drogas, alcoólatra que maltratava a família e possuía antecedentes criminais.
Ele então respondeu: "Meu pai era alcoólatra, batia na minha mãe e irmãos, era ladrão... O que você queria que eu fosse?".
Então foram ao segundo, empresário de sucesso nos Estados Unidos, família feliz, e lhe perguntaram a razão do seu sucesso.
E ele respondeu: "Meu pai era viciado, alcoólatra, batia na família, tinha fama de ladrão, então eu coloquei na minha cabeça que eu não queria ser daquele jeito, não queria aquilo para a minha vida".
Moral da história: Os dois encontraram a motivação na mesma fonte. Um a usou pelo modo negativo e o outro pelo modo positivo.
A motivação negativa traz o desejo do caminho fácil que acaba revelando-se o mais difícil.
A motivação positiva busca a inspiração, mesmo quando o modelo é negativo, sabe extrair resultados bons de situações ruins.
Está é uma história que meu Pai contou-me a muito tempo e até hoje não esqueci. Inclusive existe uma piada sobre dois irmãos que recebem de presente, cada um, uma caixa cheia de cocô de cavalo. Um sente-se ofendido e ridicularizado e o outro pergunta, ansioso: Onde está o cavalo?
E você como vê a vida? Não tenha presa para responder, pois tudo tem seu tempo.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário