13/10/2012

Programa HPH


Começamos o programa com a música Todo Cambia (Mercedes Sosa). Haydée Mercedes Sosa, nascida em 9/7/1935, era artista e ativista, conhecida como “a voz da maioria silenciosa”. Sendo que em 04 Out 2009, um sentimento de dor unificou a América Latina, um domingo, dia em que se calou aos 74 anos a voz resistente e humanitária desta cantora e magistral interprete, que encarava a canção como um médio de militância. Valorizava a tradição folclórica de seu pais (Argentina). Como nos lembra a própria Mercedes Sosa: “Eu pus toda a minha energia no meu canto, ainda que não me agrade muito deixar casa e família para ir cantar do outro lado do mundo. É um ofício duro e exigente que nos paga com a solidão dos hotéis”.
Após batemos um papo sobre o Dia das Crianças (educar para o autocontrole, a serenidade e a tolerância), e Dia dos Professores (sem ele, a sociedade não tem horizonte, nossas noites não tem estrelas, nossa lama não tem saúde, nossa emoção não tem alegria), utilizando o texto de Josefina Palácio.
Lembrei, ainda, do falecimento da primeira criança a receber o coquetel contra AIDS e que tinha o sonho se tornar Professora, Luciane Aparecida da Conceição, que “não foi vencida pela doença, simplesmente desistiu de viver
Agora no Programa HPH, começa o Bloco de Pais para Pais, com a minha mãe, conversamos sobre limpeza do quintal, egocentrismo, e o Dia do Professor. Ela nos lembrou que hoje a escola não é mais lugar de se educar, nos fomos verdadeiras educadoras, pois temos a base da família, tratar o aluno problema usa aquilo que tinha aprendido em casa com meus familiares, que dizem que eu eram uma pessoa mandona. Os professores de hoje devem aprender não apenas a ensinar, mas educar para a vida. Foi professora e mais na escola, e foi mãe e professora em casa. Me tornei professora apenas porque minha mãe me obrigou a fazer o curso normal, temendo perder o curso de Avaré, passei em primeiro lugar, foi feita uma casa especial, ciclo colegial que englobava o normal, científico e magistério. Me tornei diferente... no primeiro momento temiam por os filhos comigo, mas depois quando a aula começa tudo mudava. Para mim é muito gratificante ter aprendido a lidar com “alunos problemas”. Sabemos que há um momento certo para preparar para a vida...
Encerramos o bloco, celebrando a gratidão pela vida, com a música Somebody bigger than you and i (Elvis Presley).
Iniciei o segundo bloco lendo a postagem do meu pai: Presenteando com valores imperecíveis. Depois conversei sobre A arte de culpar os outros, com base no artigo homônimo de Diogo Schelp publicado na revista Veja, destacando que “cada ser humano tende a se considerar melhor do que realmente é, e por isso tem dificuldade de admitir os próprios erros”.
Encerrei o Programa HPH fazendo uma viagem do "Eu ao Nós" através da letra da música “Todo Cambia” destacando que tudo muda, só não muda o meu amor...
Após 16.676 dias de vida: Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!.
Até sábado que vem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário