20/10/2012

Linguagem figurada...


Nossa viagem de hoje do "Eu ao Nós" será realizada com base no texto Graças da linguagemfigurada, de Silviano Santiago, publicado no Estadão de 13 de outubro.
Sou estéril e pratico em ti a arte de dar à luz.
O deus que me obriga a dar à luz impediu-me de produzir.
Não sou, portanto, de modo nenhum sábio, nem tenho descoberta que venha de mim, nascida da minha alma; mas alguns moços, da minha convivência, parecem incapazes de aprender a princípio, mas, à medida que o convívio avança, espanto-me com quanto produzem aqueles a quem o deus permite.
Fique claro: nunca aprenderam nada de mim; descobriram por conta própria e deram à luz muitas e belas coisas.
Dou-te a provar cada uma das teses dos sábios, até conseguir trazer a tua opinião para a luz.
O mestre é mensageiro.
Faço perguntas aos outros, enquanto eu próprio não presto declarações sobre nada, porque nada tenho de sábio.
Por a natureza humana ser mais fraca para adquirir uma arte na qual não tem experiência.
Pois é segredo que possuo essa arte". Corre por aí "que sou muito esquisito e causo espanto aos homens".
Os que se associam a mim sofrem algo idêntico às mulheres que estão a dar à luz; de fato, têm dores de parto e durante noites e dias ficam cheios de dificuldades, e com muito mais dores que elas; mas a minha arte tem o poder de provocar a dor de parto e de fazê-la parar.
Nossa arte está em poder verificar completamente se o pensamento do jovem pariu uma fantasia ou uma mentira, ou se foi capaz de gerar também uma verdade autêntica.
Entrega-te, então, a mim e àquilo que eu te perguntar e empenha-te a responder como fores capaz.
A dificuldade maior é "a daquele que, tendo a posse do saber, ignora o que sabe não devido à sua ignorância, mas em razão do seu próprio saber".


A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha.
Você pode manter contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail hphnet@hotmail.com.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário