01/03/2012

A realidade subjetiva.

Segue abaixo alguns pensamentos apresentados na aula aberta de Filosofia Clínica sobre energias difusas:
  • "O homem que ouve a razão está perdido: ele escraviza todos aqueles pensamentos não suficientemente fortes para dominá-la." (George Bernard Shaw)
  • "Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo." (Buda)
  • "O papel do Estado, com efeito, não é exprimir, resumir o pensamento irrefletido da multidão, mas sobrepor , a esse pensamento irrefletido, um pensamento mais meditado e, por força, diferente. É, e deve ser, foco de representações novas, originais, as quais devem por a sociedade em condições de conduzir-se com maior inteligência que quando é simplesmente movida dos sentimentos obscuros, a agir dentro dela." (Emile Durkheim)
Foi destacado que quanto mais o pensamento coincide com as "coisas do mundo do homem" nós iremos encontrar paralelismo, assim podemos acelerar ou reduzir a velocidade do pensamento para encontrar a nossa frente aquelo que "previmos" ou "necessitávamos". Mas lembre o pensamento tem torções e ilusões.
É importante lembrar que o pensamento é subjetivo, ou seja, aquilo que você sente e é, dever ser vivido por você, pois para você é real.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário