03/03/2012

Desarmonia nas crianças.

O tesouro que não tem preço do ser humano é a paz.
Ela prova a existência de um caráter repleto de virtudes que se manifesta pela humildade, do sentido de sacrifício e do amor.
O sistema emocional
As pessoas pa­recem ter esquecido que está dentro delas próprias o poten­cial que lhes permitirá experimentar na vida a sua totalida­de de riquezas.
Tanto os adultos quanto as crianças, vêem as coisas de modo supérfluo e ficam frustrados quando não conse­guem alcançar o objetivo desejado.
Esse sentimento vem de dentro de mim, porque eu julgava que uma coisa acontecesse e não foi esse o resultado. Uma desilusão sempre aparece após a insatis­fação.
Todos neste mundo esperam sempre alguma coisa e isso conforme o seu nível emotivo e seu estado interno, da sua simpatia ou antipatia, do gosto da aversão, todas as in­clinações que surgiram de hábitos muito antigos.
A mente e o corpo
Para isso, é preciso antes de mais nada, entender quem sente essa infelicidade: é o meu corpo ou a minha mente? Por que reajo dessa maneira? Como poderei modificar a dupla mente-corpo, para compreender melhor as circunstâncias?
A forma como o sofrimento se processa e a maneira de romper com isso, será um conhecimento que pertence à dupla corpo-mente. O corpo influencia a mente e vice-versa. Se a mente estiver agitada ela sem­pre estará em guerra consigo mesma, fraca e tensa; ao passo que a mente equilibrada é um infinito reservatório de energia que pode ser canalizado para qualquer dire-ção e será criativa ao máximo. Não conhecer essa verda­de é uma ignorância que muita desarmonia traz às crian­ças de todos os níveis.
Níveis de desarmonia
a)  nível fisiológico
Entre as idades de três e seis anos a criança aprende a usar as mãos, os pés, as pernas e se a forçarem a ficar sentada para produzir uma atividade intelectual, a sua mente se recusa; a ansiedade resultante aparece em forma de irritação, pre­guiça, turbulência, fobia, falta de agudez, etc.
No período da adolescência o jovem tem comportamento agressivo, muito anti-social e até transgressivo, porque não desenvolveu ainda a sua capacidade de escolha moral. Esse jovem então se mostra irrequieto, com uma imensa carga de energia física e mental que ele não con­segue dominar porque ainda não está contrabalançada com a mesma energia ao nível psíquico.
b)  nível emotivo
Estamos nos referindo às sensações de medo, ira, depres­são, etc. Essas emoções circu­lam da mente para o corpo por meio do sistema nervoso e glandular que prepara o corpo, ou para retrair-se ou para avançar, e essa motivação não permite a concentra­ção ou a memorização. A capacidade de percepção fica embaçada, a memória diminui e a ação transforma-se num reflexo desta situação mental caótica.
c) nível mental
As crianças que estão com as cabeças enfiadas nos livros e não fazem nenhum esporte, futuramente poderão apre­sentar desequilíbrios. Mais tarde elas poderão se desta­car no campo da literatura e da erudição, mas estarão desarmadas para enfrentar muitas situações da vida.
d) nível psíquico
Neste ponto aparecem os problemas e desarmonias ao nível do inconsciente, e nestas situações a solução para superar tais adversidades virá do elemento espiritual.
Remédio: os Valores Humanos
Quaisquer desarmonias de níveis diversos que aparecerem no sistema corpo-mente, serão barreiras que obstrui-io esse ser humano de dar de si o que tem de melhor e de esenvolver francamente sua personalidade integral.
Certamente os valores não poderão ser impostos, mas e verão ser auxiliados a sair do interior das pessoas, oda criança que já vivenciou a experiência que vem a calma interior conhece muito bem a que nos referimos, mais do que mil discursos sobre a questão da alma que os adultos lhe tenham dado.
Viver os valores quer dizer estar em harmonia, co­nhecer o seu próprio corpo e sua mente, compreender a importância de controlar seus desejos e ser capaz de solu­cionar seus próprios conflitos.
Agindo dessa maneira se poderá compreender que os valores saem de dentro e não vêm do exterior. A vida, como uma roda, está repleta de altos e baixo e por isso pode parecer cansativa para aquele que é fraco, preguiçoso, mas nunca para o homem positivamente forte... para quem cada escalada é uma alegria e cada descida um jogo.
BONS EDUCADORES + BONS ESTUDANTES = BOA SOCIEDADE
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.
A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvirao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha.
Você pode manter contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail hphnet@hotmail.com.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

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