20/03/2012

A Carta da Terra

Em 1992 na Eco/92, realizada no Rio de Janeiro, tivemos o surgimento do Dia Mundial da Água e a 1ª versão da Carta da Terra.
A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Ela é estruturada em quatro grandes tópicos:
  1. Respeito e cuidado pela comunidade da vida
  2. Integridade Ecológica
  3. Justiça Social e Econômica
  4. Democracia, não-violência e paz.

A Carta busca inspirar as pessoas e diferentes setores da sociedade para um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança, mas também um chamado à ação.
Se desejar leia A Carta da Terra na íntegra, clicando aqui.
Fonte: Portal EcoD, do EcoDesenvolvimento.org.
Transcrevo a seguir dois trechos da Carta da Terra que julgo pertinentes a proposta deste Blog:


  • A vida muitas vezes envolve tensões entre valores importantes. Isto pode significar escolhas difíceis. Porém, necessitamos encontrar caminhos para harmonizar a diversidade com a unidade, o exercício da liberdade com o bem comum, objetivos de curto prazo com metas de longo prazo. Todo indivíduo, família, organização e comunidade têm um papel vital a desempenhar.
  • Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação da luta pela justiça e pela paz, e a alegre celebração da vida.
Na Carta da Terra estão presentes os Valores Humanos: amor, ação correta, paz, não violência e verdade.
Lembro que o programa Humanos, perfeitamente humanos! junto com o programa Alternativo estarão realizando uma programação especial no dia 24 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água e aos 10 anos da Rádio, com a presença da cantora, compositora e violonista Ana Person.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário