17/03/2012

A educação

A educação é como um banco contra o qual o país emite ordens de pagamento cada vez que necessita de trabalhadores fortes e fiéis. Tem a educação a finalidade da formação de caráter e não o conhecimento livresco.
O que entendemos como caráter são as virtudes po­tenciais agregadas ao ser humano, como a paciência, a tole­rância, a compaixão, a humildade, a integridade, etc.
Os "Valores Humanos" são a mais sólida riqueza de uma sociedade e existem com toda a sua potencialidade no coração de cada ser humano.
Um país mostrará a sua prosperidade e a sua pacifi­cação conforme for o seu nível educacional.
Hoje em dia, o que fornecemos aos nossos estudantes é só inquietação, porque, apesar de sabermos que eles pre­cisam enfrentar os problemas e as dificuldades que apare­cem e aparecerão em cada momento das suas vidas, nós não estamos preparando esses jovens para enfrentar tais difi­culdades e aumentar o próprio horizonte interno. Os estudantes precisam ser capazes de desenvolver suas per­sonalidades e estar preparados para conquistar as etapas mais elevadas da vida.
Os próprios educadores, os verdadeiros, são aqueles que com todos os esforços conseguem ter uma vivência moralmente irrepreensível e passar para as crianças as suas experiências e os valores que são inerentes a elas por meio do amor, que é o elemento básico.
Educação integral significa despertar o aluno para os valores existentes nele, tanto intelectualmente como intuitivamente.
O que significa intuição?
É uma "centelha" que provoca a demons­tração da verdade sobre as coisas, um raio de luz emergente da alma, produzido pela pureza de coração e da mente.
Cultiva-se o terreno para um desabro­char das capacidades intuitivas e com elas o crescimento global da personalidade. Formar o homem verdadeiro que saiba ser útil a si mesmo e aos outros é a finalidade princi­pal desta educação.
Podemos afirmar que, se a educação não alcançar o aspecto espiritual do homem, ela será imperfeita e não atin­girá o seu real objetivo, que é a formação do caráter, isto é, o despertar de todas as virtudes latentes do ser humano.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.
A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha.
Você pode manter contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail hphnet@hotmail.com.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário