04/02/2012

Os educadores e suas responsabilidades.

O educador oferece e o aluno recebe. Ele é como um reservatório e o aluno como uma torneira. Se a água do reservatório é pura, aquela que sai da torneira também será.

As crianças são o tesouro de um país
Os que se encarregam de educar devem tomar consciência do tesouro que está representado pelas crianças e a urgência sem mais prorrogações do reconhecimento social desta verdade. A criança possui em seu ser a similar potencialidade encontrada no universo todo e esta força deve ser cultivada e não abafada como muitas vezes acontece, por ignorância ou preguiça.
Quando o educador não entende porque uma criança tem dificuldades de responder corretamente às perguntas, deve compreender que esse comportamento está anunciando a ignorância do princípio didático e que, portanto, deve ser reavaliado o próprio defeito do professor, observar quais as fragilidades e erros que está cometendo, não deve dar escândalo e muito menos demonstrar espírito de competição. Controlar sua cólera, ciúme, ódio e o seu orgulho são fundamentais para o bom ensino. No momento em que tais atitudes desaparecem, o aprendizado se torna mais íntimo e real
Achar que estamos servindo às crianças, quando estamos educando, isso resultará no inflar do ego e do orgulho. Se, pelo contrário, entendermos que ao servir à criança estamos servindo a nós mesmos, isso levará à purificação da mente e do pensamento.
O sucesso do ensino está ligado ao seguinte fator: pureza de pensamento. Então será possível que a luz clareie as mentes, favorecendo o desabrochar e desvendando a verdade.

O educador é o exemplo
A riqueza, a erudição, a posição social, ou o poder, outra coisa não são senão as aparências de uma realidade que é mutável. Somente aquele que não tem é que dá grande importância às coisas exteriores. Não há nenhum sentio em ter orgulho do número de aulas que se deu, porque isso não revela nenhum sinal de grandeza. Não se envaideça diante das honras do mundo.
As verdadeiras honras são a nossa capacidade de manifestar as qualidades da compaixão, da caridade, da tolerância, da serenidade, simpatia e autocontrole, etc.
Os males do sistema educativo atual surgem do fat de que queremos conduzir as crianças pelo caminho corri to, ao passo que nós não vamos por ele. Aqueles que educam devem querer ser exemplos para os outros e não vai gloriar-se de serem superiores aos alunos. Hoje em dia, os intelectuais são as pessoas mais responsáveis por toda esta decadência moral. Nunca dão valor às verdades simples armazenam dúvidas sobre dúvidas, ao passo que o mund tem muito para aprender com os não intelectuais.
Praticar a humildade e o sentido de dever é fundamental para quem quer verdadeiramente ensinar.

O educador deve ser um eterno estudante
Os alunos precisam dos seus educadores, mas esse processo não pode ter mão única, porque os professores precisam dos alunos. "Estudantes para a vida toda" esse deveria ser o lema deles.
A finalidade do bom educador é procurar informções sobre os valores humanos e induzir a aplicação dele através de seu próprio exemplo. É bom que se cumpra próprio dever sem egoísmo nem medos, assim como vivi na verdade, porque no final ela sempre acabará triunfand
Assumir estes princípios no processo educativo trai prazer tanto para os educadores como aos alunos o ajudai para que o bem-estar se consolide no país.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha.
Pode manter contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail e msn hphnet@hotmail.com.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário