10/02/2012

Como transmitir os valores humanos.

A finalidade da sabedoria é a liberdade. A finalidade da cultura é a perfeição. A finalidade do conhecimento é o amor. A finalidade da educação é o caráter.

Pensamentos bons, qualidades nobres
As raízes das ações surgem do pensamento; isso sig­nifica que a nossa forma-pensamento condiciona o compor­tamento. Por esta razão é que a pureza das ideias é funda­mental para a consolidação dos "valores humanos".
Verdade, paz, amor, ações corretas e não violência são valores nobres que precisam ser cuidados como flores mui­to delicadas. Mas devemos lembrar que para a flor crescer, o bom jardineiro cortará fora todas as ervas daninhas, para deixar livre o seu florescimento.

Dúvidas e objeções
Vejamos algumas dúvidas e objeções que são feitas com relação ao ensino dos valores humanos.
  • Muitos acreditam que esses valores devem ser aprendidos somente com a vivência e que por causa disso não se deve incluí-los em nenhum processo educacional e que, assim sendo, é inútil aplicá-los nos processos educativos.
  • Existe outra objeção que diz que o professor deve estar sempre ao lado da criança, para que ela seja guiada corretamente, uma vez que as tentações de errar acontecem a todo instante.
  • Uma outra objeção é esta: o ensino das qualidades humanas não pode ser feito separadamente como a Histó­ria, Geografia, ou a Matemática, porque se esse estudo fos­se incluído, o currículo escolar ficaria muito grande e não teríamos bons resultados.
  • E há outra objeção, contrária à anterior: "Esse é um assunto muito abstrato e morto para as crianças, e assim deve ser abordado como um assunto separado das outras maté­rias.".
Provavelmente o ensino dos valores, pelos métodos como hoje se aplica a educação, é enfadonho porque os edu­cadores não sabem como ministrá-los. É por esta razão que é preciso adestrá-los sobre o método de transmitir os "valo­res humanos".
Métodos de ensino
Vamos analisar como será possível introduzir no sis­tema educativo os "valores". Vejamos três exemplos:
  1. Instrução moral direta
  2. O ensino dos "Valores" numa abordagem casual
  3. Abordagem integrada
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha.
Pode manter contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail e msn hphnet@hotmail.com.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário