26/03/2011

A risada

A risada é uma atitude de grande valor para a saúde do corpo e da moral. O humor é um alimento básico para uma vida sadia (rir de si mesmo, porque dos outros não faz sentido). Nas atenções que devemos ter pelo nosso corpo, rir produz harmonia nos órgãos internos e vitaliza todo o nosso sistema funcional.
O que é um órgão, uma glândula e quais as suas funções? O enfoque principal desse painel é passar informações científicas básicas, uma forma interdisciplinar perspicaz e natural que auxilie na descoberta do conhecimento de nós mesmos e dos nossos desejos mais reservados.
Tentem rir de vocês mesmos, dos grandes e pequenos defeitos, dos momentos constrangedores em que vocês se encontraram e de que conseguiram sair, mesmo sofrendo delicados ferimentos no orgulho ofendido.
Essas atitudes serão importantes para ajudar a transpor pesados sentimentos de culpa e a ultrapassar os limites da capacidade de rir de si próprio. Hoje em dia o ser humano tende muito mais para o pranto do que para o riso. Por quê? Por estar muito apreensivo e ansioso com o futuro e, simultaneamente, lamentando o passado.
Vejamos, porém, com clareza, o seguinte: o futuro nos é desconhecido e o passado não volta mais, quer dizer, será que devemos enfaixar a cabeça antes de tê-la quebrado?
Não será mais válido viver o presente imprimindo nele todo o empenho com relação aos objetivos que estamos visando? E se no presente acharmos forma de rir, isso nos ajudará a ter mais saúde, ser mais simpáticos, colorindo o futuro com um rosado otimismo. Quem sabe rir não tem agressividade, porque o bom humor é o sinal típico de uma pessoa que está em paz consigo mesma.
Rir, não só nos dá saúde física, como faz a vida mais agradável, porque o ponto de vista de quem "ri" e sorri é daquele que sabe que a vida é passageira, conhece a falsidade das coisas mundanas e as incoerências das convenções sociais.
Lembre-se: MENS SANA IN CORPORE SANO (mente sã em corpo são)
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário