12/03/2011

Navegar no oceano da vida

A vida é parecida com o mar que, em certos momentos, é agitado, em outros calmo mas que terá de ser atravessado. Assim sendo, é sabido que haverá uma partida, uma chegada e isto tudo poderá ser perigoso para quem desconhece os perigos da navegação.
O barco simboliza o nosso corpo, ou seja, o instrumento de que necessitamos para fazer essa travessia. Ele terá de estar equipado com dois remos: a honestidade e a disciplina.
A disciplina, a obediência, o respeito pelas normas de convívio com os outros, o autocontrole ligado à honestidade, são os valores fundamentais para se viver de forma correta e segura.
Disciplina significa saber cuidar de si mesmo para se manter sadio e limpo; ser observador das regras estabelecidas tanto na escola como na sociedade para que se crie uma convivência proveitosa; pontualidade, ter ordem tanto na sua carteira na escola como em casa, por exemplo, não jogar nada no chão, na escola ou em qualquer outro lugar, etc.
Se faltar a disciplina será difícil aprender as coisas da vida. A pessoa indisciplinada será incoerente e terá dificuldades para desenvolver talentos e as boas qualidades que estão latentes em cada um de nós.
Honestidade quer dizer ser fiel à verdade, saber quais são seus limites e ter respeito por eles. Faltando a sinceridade interna, quer dizer, a que se deve ter consigo mesmo, não se conseguirá ser sincero exteriormente, ou seja com os outros.
A inverdade não deixa que nada de bom no caráter seja construído. Por que o barco, ou seja, nosso corpo, fica perigoso se estamos sem os remos da honestidade e da disciplina? Hoje em dia, cada vez mais cresce o pensamento de que um ladrão é um esperto e não um desonesto e por ser assim é muito mais admirado do que repudiado.
Mas alguém garante que ele está em paz, consigo mesmo?
E a falta de paz não poderá produzir sérias perturbações mentais e físicas?
É por esta razão que a perda do remo da honestidade nos encaminhará para um naufrágio certo, igualmente pela falta de disciplina.
A desordem provocará uma total incapacidade de concentração e quando for importante agirmos no momento certo e com segurança, não o conseguiremos. A disciplina e a honestidade são valores que temos de aprender para poder encarar todos os fatos e situações da vida.
Um exemplo: se nos colocamos certas regras para cuidar da nossa saúde e isso for violado, teremos problemas físicos. Precisamos aprender os princípios de disciplina e honestidade para sabermos agir devidamente. Pelo respeito à verdade e do autocontrole se conquistará a paz interior.
Lembre-se: DISCIPLINA E SINCERIDADE SÃO COMO A SOMBRA, QUE NUNCA DEIXA VOCÊ.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário