19/03/2011

O incêndio do coração.

O mau caráter e os sentimentos que fazem o coração arder são, como demonstra o desenho: a ira, o ódio, o amor-próprio excessivo (egoísmo), a ambição e exacerbado apego pela matéria. Somente através dos valores humanos poderemos extinguir as chamas desse fogo. Tais vícios de caráter são feras furiosas dentro do homem que devem ser destruídas o quanto antes. Para apagar esse fogo, somente através da prática dos valores humanos, ou seja: pela verdade, ação correta, amor, paz e não violência (amor universal). Vamos analisar uns exemplos para mostrar que é possível acabar com essas feras furiosas.
Por exemplo: a ira, é provocada indiscutivelmente por fatores externos a nós. O que devemos é nos forçar a não tomar nehuma atitude imediata - esperar que a cólera se vá. É que então, a paciência, que é um valor ligado à paz, entra em jogo. Logo em seguida devemos analisar se essa ira que to-mou conta de nós tem justificativa. Não esquecer da auto-análise, outro componente da verdade e um valor humano. Iremos descobrir, pois, que a ira não tem sentido, porque é oposta à verdade e assim, calmamente, esse espado de ânimo tão horrível, irá desaparecendo.
Nenhum incêndio cresce repentinamente, ele começa sempre por uma pequena labareda que aos poucos aumenta e toma proporções inevitáveis. É importante assumir rapidamente atitudes para impedir que o pior aconteça. Um garoto nos disse que, para acalmar o fogo da ira, seria necessário apenas beber um copo de água. Alguém já pensou nisso? Experimentem vocês também!
Procurem não esquecer que é sempre desastroso se deixar dominar pela ira e pela fúria. Quando se fica possuído por eles, perdemos a capacidade de ver as coisas com clareza, a ira nos deixa cegos e com isso tomamos atitudes pelas quais, mais tarde, quando ela desaparecer, nós mesmos seremos os primeiros a nos julgar.
Lembre-se: EXISTIRÁ SEMPRE UMA TRILHA A SEGUIR QUANDO HÁ VONTADE.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário