05/03/2011

A raposa e as uvas

A raposa não consegue ter paz porque não é honesta, assim como a bailarina do painel anterior. Nos dois casos, ambos pecam por orgulho. A raposa inventa uma mentira e a bailarina acusa outro por sua falha.
Nas duas circunstâncias, ambos perderam sua paz, porque a consciência estará sempre pedindo que a verdade seja esclarecida. Cada um de vocês poderá dizer que tanto para a bailarina como para a raposa, a consciência não tem a menor importância e muito menos que a verdade venha à luz. Porém, nós sim, e não queremos agir da mesma maneira não aceitando os nossos limites, impulsionados pelo desejo.
Numa classe o professor apresenta a lição do dia e nem todos entendem, mas por orgulho não pedem ao mestre de maneira leal que repita a explicação e assim no final vão culpá-lo por não ter sido suficientemente claro, além de que, agindo dessa maneira, não vão aprender nada.
Existem também os que erram e deixam que outro carregue a culpa em seu lugar!
Um garoto nos disse que teve um comportamento desses e que durante três anos manteve esse segredo e que um dia confessou a sua culpa para que sua consciência o deixasse em paz. Existe também aquele que chega tarde na escola e culpa os meios de transporte.
Muitas vezes o orgulho nos prega boas peças e para dar prazer a ele somos obrigados a contar mentiras. Sendo sinceros, quem sabe logo adiante não acharíamos alguém que nos ajudaria a colher aquelas uvas deliciosas?
Longe de ser demonstração de força, o orgulho só faz mostrar a nossa grande fraqueza.
Os que conhecem bem essas atitude; sabem que o tímido é um fanfarrão e que está agindo assim para esconder essa fraqueza. É sempre mais tranquilo e seguro ser o que se é, sem correr o risco de fazer feio. Sendo sinceros não se erra nunca.
Lembre-se: A honestidade é a maior das heranças.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir das 8h15 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 - A voz da nossa gente (ouvir ao vivo), o programa Humano, perfeitamente humanos!, com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523, ao vivo, ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora, um bom caminho e fique bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário