24/04/2010

O Veneno

Às vezes nós acreditamos que as coisas que nos dão medo ou que nos perturbam são inúteis. Essa é uma forma correta de raciocínio, na sua opinião?
Só que este tipo de pensamento nos obriga a ignorar uma coisa básica: o respeito por tudo que existe. Não se trata do fato de imaginar o que seria do mundo se dele fosse possível eliminar todas as coisas que não nos dão prazer e que nos parecem “inúteis”, mas aceitar essa condição da vida e dela colher o melhor.
Os Valores Humanos nos auxiliam a desenvolver outra espécie de visão e a entender que tudo no mundo tem sua razão de existir. Quando se observa a natureza poderemos notar que, frequentemente, um mal se transforma em bem e vice-versa, como no caso do veneno.
No entanto, seria inteligente procurar fazer o mal com o pretexto de que logo após poderia se transformar em bem, já que um remédio sempre existirá? Naturalmente que não! Ninguém se deixará picar por uma serpente só para provar se é possível ser salvo da sua picada usando o antídoto!
Deve-se, ao contrário, anotar é que ocorrem fatos inevitáveis, quer dizer, fora da nossa vontade, que poderiam ser anotados como venenosos. Há sempre uma maneira profunda de enfrentar esses momentos, será chegando à fonte eterna dos valores que vivem dentro de nós. Então podemos sentir que o veneno não é maléfico, mas que pode até ser útil.
Quem desconhece e já não vivenciou que muitas vezes são as grandes dores que permitem o nascimento da verdadeira compreensão, a tolerância, a humildade, o respeito e tantos outros valores?
Devemos utilizar o nosso conjunto natural de valores para enfrentar todas as eventualidades da vida, seja elas pouco ou muito graves, porque apenas assim se encontrará um remédio.
Lembre-se: O UNIVERSO É UM GRANDE LABORATÓRIO AONDE ACONTECEM TODAS AS TRANSFORMAÇÕES.
Fonte: Livro Os valores humanos - uma viagem do "Eu" ao "Nós", de Antonio e Sylvie Craxi.

A partir da 8h00 você poderá ouvir pela Rádio Valinhos 105,9 – A voz da nossa gente, o programa "Humano, perfeitamente humanos!", com produção e apresentação minha; e poderá entrar em contato pelo telefone 3871-1523 ou pelo e-mail ulissesporto@valinhosfm.com.br.
Grato por este agora e um bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário