01/04/2010

O que se entende por felicidade

Quando alguém se declara feliz, diversas coisas podem estar acontecendo:
  1. posso estar feliz porque algo em particular;
  2. posso estar me sentindo feliza agora, independentemente de ter ou não motivos conscientes;
  3. posso dizer que sou feliz porque ao avaliar minha vida estou satisfeito com ela.
Assim sendo, uma vida pode ser feliz em sentido global, embora desprovida de altos vôos de felicidade local. Igualmente, alguém pode estar passando por uma fase sobria, mas ainda assim julgar-se feliz ao avaliar sua vida como um todo.
Já uma vida pode ser marcada por uma sucessão alucinante de picos de intensa felicidade, mas revelar-se um fracasso.
Devo lembrar que o mundo moderno apostou no caminho do avança científico-tecnológico e no progresso econômico-material, como caminhos da felicidade.
Quais os caminhos que fazem você feliz?
Fonte: revista Filosofia.
Grato por este agora e um bom caminho!

2 comentários:

  1. Olá !! É engraçado e interessante....Já passei ou experimentei os tipos de "felicidade" citados no artigo mas...também cheguei a conclusão e a vivência atual da felicidade sem a necessidade de picos ou etc.
    No meu caso, aprendi que para ser real, a felicidade tem estar dentro de mim, independentemente do esteja acontecendo.Acho que hoje eu descreveria a felicidade como :Um estado sóbrio de viver,pensar etc., um equilibrio.Entendo que quando é necessário acontecimentos de pico, sejam eles materiais ,emocionais e assim por diante, para que alguém se sinta bem,isso não é felicidade e sim uma situação agradável que muda ,momentaneamente, o foco de visão,sentimento...,e por este motivo, também momentaneamente, ameniza ou minimiza a dor .
    Na minha opinião a felicidade está diretamente ligada à verdadeira gratidão.

    ResponderExcluir
  2. Lembro que felicidade, nada mais do que a "fé" "licita", ou seja, é um direito que tenho por ser Humano.
    Grato!
    ups/02.04.2010

    ResponderExcluir