11/12/2009

Mas a morte o que é?


Desde sempre, a morte é um dos grandes problemas para o ser humano, que não consegue superá-la ou aceitá-la facilmente. Até Sócrates reconsiderou seu ceticismo. "Tenho uma boa esperança de que alguma coisa espere os mortos e, segundo velha tradição, seja muito melhor para os bons do que para os maus.", e morreu (sorveu em paz sua cicuta).
Para Epicuro, o medo da morte e o anseio da imortalidade são os sentimentos que mais arruínam nossa passagem por este mundo. Viver bem e morrer bem tinham, para ele, o mesmo peso. Se a vida deve ser entendida como uma prática ou uma preparação para a morte, o contentamento da alma é muito mais que um vão desejo, é uma obrigação. Ele viveu sempre adoentado, não resistiu às dores de uma cólica renal, mas despediu-se sorrindo, afiançando a amigos e discípulos que seu sofrimento fora sempre contrabalançado pela alegria proporcionada pelos exercícios do raciocínio.
Num dos quatro diálogos que Platão lhe dedicou, Sócrates comenta (para Símias) que "os verdadeiros filósofos exercitam-se para morrer", daí seu pouco ou nenhum temor da morte.
Bom caminho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário