02/08/2014

Viagem ao Interior

Vamos fazer uma viagem do "Eu ao Nós", através do texto de Ana Paula Rovere: Viagem ao Interior. 




Recebi um convite
Um tanto diferente
No envelope, meu nome
Mas não havia remetente

O convite oferecia uma viagem,
Sem detalhes sobre o lugar,
O preço da passagem?
A coragem para embarcar

Não explicava muita coisa,
Mas parecia promissor
Não precisava passaporte
Ia para o interior

Embarquei....
Cheguei ao destino com endereço na mão,
Rua da Honestidade,
Bairro.... Alma-Coração

Só havia ali uma casinha
Abandonada... envelhecida....
Janela e porta pregadas por fora
E uma plaquinha escrita: Vida

Achei que tinha me enganado,
Não podia acreditar,
Era o retrato do abandono,
Seria este o lugar?

Já de costas, indo embora,
Ouvi uma voz me chamar:
- Hei.... demorou tanto a vir....
Nem ao menos vai entrar?

Entrei......

...Local tão abandonado.....
Porém ... tão familiar....

Fotos, canções....
Alegrias, tristezas, dúvidas ,
Estavam soltas no ar
Saudades, lembranças, histórias,
Que a tanto tempo escondi de minha memória
A minha frente a saltitar

Quando entendi onde estava,
Sentei e me pus a chorar,
Foi então que escutei a mesma voz de antes dizer:
- Seja bem vindo ao lar ....

A tempos lhe aguardava....
Foram anos a lhe esperar...
Não por falta de convite,
Mas por você não (os) aceitar

A segurança, a liberdade...
Paz, amor, serenidade.
Que você tanto tem buscado,
Não se encontram lá fora.
Tudo isso mora aqui.
Sua vida começa agora.

Não se impressione nem se intimide,
Com a aparência do lugar,
Tendo sua permissão, se quiser.... me de a mão
E juntos vamos arrumar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário